O centro da elipse é representado pelo ponto O. Já os pontos F1 e F2 representam os focos de elipse. Os pontos A1 e A2 são extremidades do eixo horizontal da elipse, e os pontos B1 e B2 são extremidades do seu eixo vertical. A distância entre B1 e B2 é igual a 2b (comprimento da elipse no eixo menor).
Exemplos do uso de hipérbole Eu já te falei um milhão de vezes que eu não gosto disso. Quando tomei a picada da injeção, eu não senti absolutamente nada. Eu morro de rir quando assisto a essa série! Chorei um oceano de lágrimas lendo esse livro...
Eufemismo é uma figura de linguagem que busca suavizar uma expressão através do uso de termos mais agradáveis. O eufemismo apresenta uma maneira de lidar delicadamente com certas notícias. É a figura que se opõe à hipérbole, que acontece quando o falante exagera ao enunciar as situações.
A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".
A antítese é uma figura de linguagem usada para realçar e intensificar o sentido daquilo que se fala por meio do uso de termos com sentidos opostos no discurso.
A Antítese consiste na formação de uma frase com palavras ou expressões de sentidos contrários. Trata-se, portanto, de uma figura de linguagem. O termo tem origem grega, antíthesis, e quer dizer oposição e contraste entre palavras e ideias.
O anacoluto é uma figura de linguagem que está relacionada com a sintaxe das frases. ... Normalmente, o termo inicial fica “solto” na frase sem apresentar uma relação sintática com os outros termos. Por exemplo: Meu vizinho, soube que ele está no hospital.
O anacoluto, sendo uma figura de linguagem, é caracterizado como sendo uma frase quebrada, ou seja, uma frase cuja estrutura sintática é interrompida, sendo continuada de uma forma alternativa, deixando solto o termo inicial da oração.
A hipálage é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo desajustamento entre a função gramatical e a função lógica das palavras, quanto à semântica, de forma a criar uma transposição de sentidos.
[ Gramática, Retórica ] Inversão da ordem directa de palavras correlativas pertencentes ao mesmo constituinte.
Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
Tipos de metonímia
Resposta. Resposta: Metonímia é a substituição de um termo por outro que com ele tem relação lógica de sentido constante. Há vários modos de estabelecer proximidade entre duas ideias, por exemplo, substituindo o autor pela obra, a marca pelo produto, o efeito pela causa etc.