Resposta. É o carbono (CO2), com cerca de 75% causador do efeito estufa. É isso pode ficar pior futuramente, causando grandes impactos climáticos para o nosso planeta.
CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a ...
Os principais gases de efeito estufa são o dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso. O CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo cem anos, resultando em impactos no clima ao longo de séculos.
As causas do efeito estufa, ou melhor, as causas para a intensificação do efeito estufa, estão relacionadas com o aumento dos índices de poluição, sobretudo pela emissão de dióxido de carbono pelo escapamento dos veículos, chaminés das fábrica e por outros elementos.
A principal entre as causas do aquecimento global, segundo boa parte dos especialistas, seria a intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na superfície terrestre, mas que estaria sendo intensificado de forma a causar prejuízos.
Resposta: A comunidade científica relaciona, portanto, o aumento dos gases de efeito estufa ao aumento das temperaturas médias globais. A concentração desses gases impede cada vez mais que o calor irradiado pela superfície seja disperso no espaço, aumentando a temperatura e reafirmando a questão do aquecimento global.
O efeito estufa graças a algumas atividades humanas vêm se intensificando virando um fenômeno chamado aquecimento global. Com este aquecimento consequências podem ocorrer, já que a atmosfera da Terra ficara mais úmida, areas de seca, ficarão cada vez mais secas.
Resposta: O efeito estufa é um fenômeno natural que permite que o planeta se mantenha em uma temperatura adequada para a manutenção da vida. O Sol envia constantemente radiação solar ao nosso planeta. Ao permitir que o calor fique retido, os gases proporcionam o aquecimento da Terra.
Desertificação de áreas férteis O aquecimento global tem um impacto profundo nos processos de degradação do solo e favorece a desertificação das zonas mais áridas do planeta. A desertificação acaba com todo o potencial biológico das regiões afetadas, transformando-as em terrenos inférteis e improdutivos.
Os gases do efeito estufa Nem todos os gases presentes na atmosfera produzem o efeito estufa. ... Os principais gases produtores do efeito estufa (abreviadamente, gases estufa) são o vapor d'água (H2O) e o gás carbônico (dióxido de carbono ou CO2).
O principal destes gases é o CO2 (dióxido de carbono) que resulta da queima directa de combustíveis fósseis (carbono, o petróleo e o gás) utilizados na produção de energia e transportes, principalmente. Desde a Revolução Industrial (finais do Séc. XIX), o CO2 sofreu um incremento de 34%.
Os outros principais emissores são: agropecuária (12%); uso da terra, mudança no uso da terra e silvicultura (6,5%); processos industriais de produtos químicos, cimento e outros (5,6%); e resíduos, incluindo aterros e águas residuais (3,2%).
As temperaturas nesta camada variam de –5°C a –70°C. Na Estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que faz a proteção da Terra absorvendo os raios ultravioletas do Sol. É nessa camada que os aviões fazem seus vôos e onde acontece o efeito estufa.
Troposfera
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta.
É a camada mais importante, porque é a única em que os seres vivos podem respirar normalmente e porque é nela que ocorrem praticamente todos os fenômenos meteorológicos. O limite entre a troposfera e a camada seguinte é chamado de tropopausa. Ela situa-se a uma altitude variável, que depende das condições climáticas.
Essa classificação divide a atmosfera em cinco camadas: