Resposta: A bússola, o astrolábio, o quadrante e a balestilha.
Isso porque por intermédio do entendimento do universo, podemos notar a existência de cura para doenças bem como a compreensão da composição de planetas, estrelas e de que forma esse conhecimento científico pode melhorar a vida na terra.
A astronomia nos permite responder a grandes questões: onde estamos, de onde viemos e para onde vamos. E o saciar da curiosidade inerente à espécie humana de entender o Universo produz também conhecimento básico para a descoberta de tecnologias e serviços essenciais em nosso dia a dia.
Resposta: Com os avanços tecnológicos podemos visualizar a galáxia com mais precisão e nítidez, o telescópio, sondas espaciais, satélites de pesquisa, drones, estações de pesquisas fazem parte desses avanços tecnológicos. Assim contribuindo para o desenvolvilmento contínuo da astronomia e pesquisas planetárias.
Calcular a órbita de um corpo celeste é fundamental para determinar as suas características e interações com outros objetos no espaço. O próprio Sol orbita em torno do centro da Via Láctea e completa uma volta entre 225 a 250 milhões de anos.
O Sistema Solar é um conteúdo que traz aos alunos a oportunidade de entender e esclarecer dúvidas relacionadas ao mundo e ao exterior deste mundo em que vivemos, por este motivo é de grande importância oferecer atividades que envolvam a oralidade, a ludicidade, que apresentem curiosidades e questionamentos estimulando ...
“A órbita dos planetas é uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos.” A figura (fora de escala) mostra que a órbita da Terra é elíptica e que o Sol está em um dos focos.
Muitas civilizações antigas interpretavam os astros como divindades e observaram o céu e estrelas. Com a identificação de padrões para predizer as estações do ano, bem como as melhores épocas para o plantio e colheita, o estudo dos astros possibilitou grandes avanços para a humanidade.
Os telescópios ajudam a obter uma visão maior e mais distante do espaço, eles são importantes para coletar diversas informações. ... Com telescópios é possível observar praticamente todos os corpos celestes ao alcance do mesmo, como as estrelas, planetas gasosos e sólidos, estrelas, luas, até mesmo outras galaxias.
Bom, as constelações serviam de guia durante as viagens, possuíram grande importância para o desenvolvimento da agricultura, ajudaram também na identificação das estações do ano, e além disso ajudavam na formulação de teorias astronômicas.
Detecta e analisa a radiação infravermelha. Essa radiação, no entanto, é, majoritariamente, absorvida pela atmosfera da Terra. Dessa forma, para que ela possa ser captada de maneira adequada, os observatórios devem estar localizados em locais de grande altitude ou no espaço.
Permitindo ampliar a capacidade de ver, como seu nome indica, através da coleta da luz dos objetos distantes (Celestes ou não), da focalização dupla dos raios de luz coletados em uma imagem óptica real e sua ampliação geométrica.
Instrumentos para observações astronômicas
telescópio
Telescópios, instrumentos e detectores A maior parte das medidas em Astrofísica lida com a coleta e análise de radiação eletromagnética proveniente de estrelas, galáxias e outros objetos.