Na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada e, cabe ao árbitro em questão, determinar a necessidade de uma perícia.
Documento de identificação oficial com foto; Número do CPF; Documentos que comprovem contribuição ao INSS, como carteira de trabalho e carnês de contribuição; Documentos médicos decorrentes do tratamento, como atestados, exames e relatórios, para serem analisados no dia da perícia médica do INSS (não é obrigatório);
Os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil, e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.
36) descreve que “a perícia contábil tem por objetivo geral a constatação, prova, ou demonstração contábil da verdade real sobre o seu objeto, e transferindo-o, através de sua materialização – o laudo – para o ordenamento da instância decisória, judicialmente ou extrajudicialmente”.
profissionais capazes de emitirem um parecer imparcial a partir da informação pericial. 37). Quais são, em síntese, as principais razões para se fazer uma perícia? necessidade de solução de questões levadas aos tribunais.
O objetivo maior da perícia é a verdade sobre o objeto examinado, melhor dizendo, o objetivo maior é a transferência da verdade para o ordenamento – o processo ou outra forma da instância decisória.
A perícia é um instrumento que dá origem ao laudo ou parecer a partir de procedimentos específicos para a avaliação com a intenção de procurar por provas necessárias para comprovar a ocorrência de fatos relacionados a área da contabilidade.
É um exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado, destinado a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras do mesmo, ou o estado, a alegação de direitos, ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo.
Elaboração do laudo pericial
Importância e benefícios da perícia contábil. ... Ele é o braço especializado nas Ciências Contábeis, que atua como referência, no sentido de comprovar ou desvendar possíveis fraudes e erros nos registros contábeis e financeiros com reflexos patrimoniais.
Conforme Alberto (1996), a perícia contábil é um instrumento essencial para o judiciário, que relata os fatos através de provas em uma investigação, de um determinado processo, no que o perito deverá ser especialista no assunto, para levar os resultados obtidos ao juiz para uma tomada de decisão no caso.
Quem pode realizar perícias contábeis? A realização de perícias contábeis (judiciais, arbitrais e extrajudiciais) constitui atribuição privativa dos bacharéis em Ciências Contábeis com registro ativo no CRC na categoria de contador. A função de assistente técnico também é prerrogativa exclusiva de contadores.
O planejamento de trabalho da perícia contábil inicia com a indicação do perito que deverá com os números do processo, da vara e do fórum, ter acesso aos documentos para conhecimento e assim elaborar o cronograma e propor os honorários. Então o profissional devolve o processo ao fórum.
Sendo assim, para atuar como Perito Contábil é preciso:
Para se tornar um perito do juízo, o profissional deverá fazer visita as Varas dos Tribunais, e conversar pessoalmente com o Diretor da Vara ou com o Juiz, e dizer no que poderá ajudar, mostrar suas qualificações, entregar seu curriculum atualizado, cartão de visita, e que tipo de laudo poderá fazer para orientar o ...
O cadastramento de perito pode ser feito no site Cadastro Nacional de Peritos através do preenchimento do formulário Cadastre-se.