Os resíduos apresentam as seguintes propriedades de periculosidade: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidades e patogenicidade....Reatividade
Na categoria de resíduos especiais, ou seja, que necessitam de tratamento específico e não podem ser tratados como lixo normal, pois possuem um grande potencial de dano ao meio ambiente e/ou às pessoas, estão pilhas, lixo hospitalar, remédios velhos, resíduos radioativos e alguns tipos de resíduos industriais, como ...
4. Lixo de Fontes Especiais: é aquele que, em função de determinadas características peculiares que apresenta, passa a merecer cuidados especiais em seu acondicionamento, manipulação e disposição final, como é o caso de alguns resíduos industriais antes mencionados, do lixo hospitalar e do radioativo.
Lixo Especial – composto principalmente por resíduos da construção civil e das atividades industriais, podendo ser composto por restos de obras e demolições, pilhas, baterias, embalagens de agrotóxicos, embalagens de venenos, etc.
Resíduos de fontes especiais – são aqueles que, em função de determinadas características peculiares, passam a merecer cuidados especiais em seu condicionamento, manipulação e destino. Resíduos agrícolas – são os resultantes de atividades pecuárias e agrícolas.
São Considerados Grandes Geradores de Resíduos Empresas geradoras de resíduos sólidos inertes como construtoras que lidam com entulho, terra, restos de materiais de construção com peso superior à 50 quilos diários considerando o total médio mensal de resíduo.
A responsabilidade pelo gerenciamento de resíduos sólidas é compartilhada entre o Poder Público, o setor empresarial e toda a coletividade. Cada gerador é responsável pelos resíduos gerados, seja em casa ou na empresa.