(2008), qual seja: na estadania a sociedade se move a partir das iniciativas do Estado, de políticas públicas orientadas pelo crivo político de “especialistas” em contraste com a cidadania. A cidadania para se efetivar, gradativamente, envolve a participação de movimentos independentes à concessão do Estado (p.
No Brasil, nota-se prevalência de ações que conferem maior poder ao Estado, como responsável pela estruturação e desenvolvimento da vida social. Portanto, prevalece em nossa nação a "estadania", visto a ausência de uma cultura cívica, cabendo aos atores não estatais um papel de coadjuvantes no processo.
Cidadania é a tomada de consciência de seus direitos, tendo como contrapartida a realização dos deveres. ... A cidadania deve ser entendida como processo contínuo, uma construção coletiva, significando a concretização dos direitos humanos.
A principal forma é obviamente por meio do voto, que anda bastante desgastado – já que basta eleger alguém para o legislativo e/ou para o executivo que o sujeito, na maior parte das vezes, é rapidamente cooptado pela cultura corporativista e egoísta dos nossos políticos e governantes.