As defesas podem ser divididas em dois grupos: materiais e processuais.
Verificado por especialistas. São dois, os ofensivos e os defensivos. Os ofensivos se caracterizam pelo uso de movimentos de avanço ao campo inimigo e possui o objetivo de marcar pontos. Os dribles, passes e lançamentos fazem parte desse sistema tático.
Quais são as táticas de defesa mais utilizadas no basquete?
No Handebol são usados sistemas defensivos como: 3:2:1, 5:1, 6:0, 4:2 e 3:3. O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.
Defesa em Zona:
Noutra Marcação por Zona, agora conhecida como “Rest-one”, apresentam-se mais uma variação da Box, mas, às avessas, pois, na equipe adversária, ao invés de um jogador diferenciado, têm-se um jogador fraco tecnicamente, que pode ser relativamente preterido no momento da marcação.
No futsal podemos observar três sistemas defensivos que dominam uma partida: a Marcação por zona, Individual e Mista.
As movimentações de ataque e defesa são decorrentes dos técnicos estudiosos, que tentam criar novas atitudes em suas equipes para obter vitórias contra seus adversários. A evolução do futsal e sua aplicação nos sistemas táticos podem ser influenciadas por distintas culturas ou pela imposição de treinadores.
Quais são os tipos de sistema de ataque do futsal?
Atualmente, os sistemas táticos mais utilizados são o G-4-4-2 e o G-3-5-2, que na visão dos treinadores de futebol são os esquemas táticos que possuem uma melhor distribuição entre os setores ofensivo e defensivo.
Esquemas táticos são formas, táticas de jogo, as quais o treinador arma, para desestruturar a equipe adversária. Tanto ofensiva como defensivamente, essas formações são de extrema valia para a beleza do futebol.
No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador organizar sua equipe dentro de campo. ... Neste ponto, embora comumente associe-se o termo "esquemas táticos" à disposição dos jogadores no campo de jogo, sugere-se que o conceito de tática vá além desta mera questão espacial.
4-3-3. É o esquema preferido dos cartoleiros (o meu também). Não à toa. A grande vantagem é ter três atacantes, atletas que tem o maior potencial de pontuação no Cartola por balançarem mais as redes.
Esse esquema tem duas variações conhecidas: 4-1-2-3 e 4-2-1-3. Enquanto o primeiro tem dois jogadores de meio mais próximos aos atacantes e ao gol adversário, o segundo dá preferência à proteção ao sistema defensivo, com dois volantes de marcação.
O 4-4-2 é um esquema tático usado no futebol que consiste no esquema de usar 2 laterais, 2 zagueiros, 4 Meio-campistas e 2 atacantes e além claro do goleiro, sendo que dois são meias de defesa, ou seja, volantes.
O sistema ofensivo nada mais é do que um desenvolvimento de um pensamento tático voltado para a marcação de pontos , a invasão do campo adversário de maneira que o time inteiro estará avançado, em decorrência desse fato , prováveis problemas na defesa irão ocorrer .
O 3-5-2 dinamarquês de Sepp Piontek inovou num esquema de três zagueiros que não era defensivo. ... O esquema era composto por uma linha de três defensores, no meio campo havia um volante, dois alas, e dois meias armadores; e dois centroavantes um pouco abertos. O sistema foi muito utilizado na Europa nos anos 90.
Desde a Itália-82, os técnicos tem utilizado 3-4-3 da seguinte forma: Três Zagueiros, que ficam atrás da linha do meio-campo, sendo que um deles atua como líbero, a ponto de sair com a bola; Quatro Meias (em forma de losango), sendo que os alas ficam na obrigação de atacar lateralmente da linha do meio-campo para ...
2-3-5. É o esquema mais ofensivo do futebol,conhecido também como pirâmide ou WM, com dois zagueiros, três meias ofensivos e cinco atacantes, sendo dois nas pontas, dois segundos atacantes e um centro-avante.
3-2-2-3 (WM) é um esquema tático do futebol, formado por três defensores, dois meio-campistas recuados, dois meio-campistas avançados e três atacantes, fazendo um desenho de um "W" no ataque e de um "M" na defesa.
O sistema tático é compreendido como o sistema de estratégia utilizado em um esporte, que pode ser mais defensivo ou ofensivo, dependendo do estilo de jogo que o técnico quiser utilizar.
Fatores condicionantes para a escolha da tática no futebol
No sentido bélico, tática também pode ser entendida como a parte da arte da guerra que trata da disposição e manobra das forças durante o combate ou na sua iminência. Numa comparação mais simples, tática seria 'como' realizar determinada função, em oposição à estratégia, mais próxima de 'o que' se deve realizar.
A estratégia é considerada como uma ferramenta abstrata com objetivos a longo prazo, enquanto a tática é concreta e baseada na melhor ação a tomar de imediato. ... A tática pode ser compreendida como a implementação da estratégia definida, ou seja, é preciso fazer as ações corretas para atingir a estratégia escolhida.
Significado de Tática substantivo feminino Arte de combinar a ação de tropas, ou os recursos característicos das diferentes armas, a fim de obter o máximo de eficácia no combate: tática de infantaria; tática naval; tática aérea.
Os esquemas táticos são formas de posicionar a equipe em campo com objetivo de desestruturar o outro time, direcionando cada jogador para uma área estratégica que supre necessidades de jogo, tendo como base as características de cada um.