As 3 mudanças do RH que você precisa conhecer
O setor de recursos humanos surgiu como a área de “recursos industriais”. Sua criação teve notoriedade durante a Revolução Industrial, para estruturar as relações entre empregador e empregado. No início do século XX o foco da área de administração de gente (recursos humanos) era voltado à remuneração.
O RH operacional, ou seja o antigo Departamento de Pessoal, ao longo dos anos, passou a ser caracterizado como RH estratégico, em que os profissionais precisam entender do negócio, tratar de questões ligadas à motivação, relacionamento, valorização, respeito, qualidade de vida, agregando, assim, valor à empresa.
Mesmo com o antigo nome de Departamento de Relações Industriais, a função do RH sempre foi centrada em um controle rígido de registros burocráticos e na supervisão da conduta dos trabalhadores. Nessa fase inicial, as maiores preocupações desse departamento eram focadas na eficiência e nos custos da instituição.
As Organizações Antigamente, Não se Preocupavam com a Qualidade de Vida no trabalho. As organizações antigamente, não se preocupavam com a Qualidade de Vida no trabalho, pensavam apenas em alcançar seus objetivos, atingindo assim, á tão esperada lucratividade. Isso foi durante muitos anos em diversas organizações.
A gestão de pessoas é uma das áreas da administração que mais tem evoluído ao longo do tempo. Muitas das práticas que eram comuns antigamente hoje são vistas como antiquadas e ineficientes. ... As práticas antigas de gestão não consideravam os funcionários como pessoas, mas sim como geradores de lucro.
O modelo base da organização era Taylorista com sistema fechado. A cultura organizacional centralizadora, tinha as pessoas como recursos de produção, onde havia uma intermediação e conciliação entre a organização e as pessoas, ou seja, o capital e o trabalho. ... Nela, as pessoas, é o capital primordial da organização.
Denominamos aqui organização um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para alcançar objetivos em comum. ... Segundo Chiavenato (1998) a organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de dois ou mais indivíduos.
As organizações complexas são entendidas como aquelas organizações responsáveis pela interação e reação sociais7 de forma sistemática. Essa dinâmica é complexa, pois as envolvem e as influenciam ao mesmo tempo em que influem e envolvem outras dimensões da sociedade.
Chiavenato aponta a empresa como um sistema sociotécnico, “toda organização consiste em uma combinação administrativa de tecnologia e de pessoas, de tal forma que ambos os lados se acham intimamente inter-relacionados.” ... Segundo o mesmo autor, essas relações são responsáveis pela eficiência das ações da empresa.
empresa é uma atividade econômica organizada com a finalidade de fazer circular ou produzir bens ou serviços. Empresa é, portanto, atividade, algo abstrato. Empresário, por sua vez, é quem exerce empresa. Assim, a empresa não é sujeito de direito.
Gestão empresarial, como o próprio nome diz, é sobre o gerenciamento e administração de uma empresa, consistindo em um conjunto de ações e estratégias que são aplicadas a um determinado negócio (empresa) e que utiliza dos recursos humanos, financeiros e estruturais da mesma com o foco de crescer e obter melhores e ...
Nós gostamos de definir gestão como a atividade administrativa que via atingir os objetivos da companhia de maneira eficaz, valorizando o conhecimento e as habilidades das pessoas. Sendo assim, o gestor deve ter a capacidade de manter a sinergia entre o grupo, a estrutura e os recursos já existentes.
Os requisitos para caracterizar a empresa (atividade como empresarial) são: (a) a atividade econômica de produção de bens e serviços; (b) organização; (c) o profissionalismo no desempenho da atividade produtiva (AQUINO, p. 184-210).
Identidade corporativa é o conjunto de características que tornam uma empresa única e expressam sua cultura organizacional.
A gestão eficiente, aquela que é bem feita integrando todos os setores da empresa, é capaz de oferecer uma visão geral do negócio e apontar para qual caminho ele está indo. Com essas informações, as pessoas capazes de tomar decisões dentro da empresa podem equilibrar o negócio e fazer com que ele retome o crescimento.
Gestão empresarial é uma estratégia de condução de negócios a melhores resultados, partindo de ações que envolvem a organização de processos, o controle das finanças, a administração dos recursos humanos e materiais e tudo aquilo que é essencial para a sua manutenção.
As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma organização, pois são elas que gerenciam e comandam a empresa; são elas que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também que consomem os produtos de uma determinada empresa.
O RH estratégico veio para alinhar os interesses da empresa aos do colaborador, mantendo todos engajados com suas metas individuais e coletivas. ... O profissional de RH que adota uma visão estratégica de gestão consegue treinar e preparar os novos colaboradores de uma forma mais integral e eficaz.
Quando as organizações assimilam a importância da gestão estratégica de pessoas no seu cotidiano empresarial, um elo com aprendizagem organizacional é criado e desenvolvido de forma natural e espontânea.