Os dez principais produtos agropecuários da Região Centro-Oeste são soja, carne bovina, milho, cana-de-açúcar, algodão, leite, carne de aves, feijão, carne suína e ovos de galinha. Juntos estes produtos são responsáveis por 95% do valor da produção agropecuária na Região Centro-Oeste.
Agropecuária. Na agricultura, os estados da região Centro-Oeste destacam-se pela produção de grãos, como a soja, o arroz, o milho e o feijão, além da cana-de-açúcar. ... A região Centro-Oeste também tem o maior rebanho bovino do país, com a principal característica de criação extensiva.
Além da falta de programas destinados à expansão da fronteira agrícola, os problemas criados pela falta de técnicas de cultivo apropriadas ao cerrado foram um fator limitante ao desenvolvimento agrícola da região Centro-Oeste.
O sucesso deste segmento na região se deve a uma série de fatores: grande quantidade de terras despovoadas, muitos recursos hídricos e um verão bastante chuvoso. Os resultados da indústria são tão impressionantes que as fazendas no Centro Oeste têm se valorizado ao acelerado ritmo de 16% ao ano.
O Centro-Oeste surgiu como uma nova opção produtiva da soja, a partir da década de 70, quando houve uma mecanização na agricultura. ... O Centro-Oeste hoje é o segundo maior produtor de soja do país, ocupando uma condição geopolítica que favorece à produção.
Dentre as várias criações que constituem a pecuária, a bovinocultura é a mais representativa na região, são cerca de 70 milhões de cabeças de gado. O Centro-Oeste responde por cerca de 36% da produção nacional, detém o maior rebanho do Brasil.
estado de Mato Grosso
Minas Gerais teve alta de 1,0% e atingiu a marca de 22,0 milhões de bovinos. Com 74,0 milhões de cabeças de gado, o Centro-Oeste continuou na liderança, participando com 34,5% de todo o rebanho bovino nacional.
A Pecuária Brasileira: É considerada uma das mais produtivas em todo o mundo pois se destaca como exportador de carne bovina e também na criação de aves. ... Pecuária de corte consiste na criação de animais com o objetivo de fornecer carne.
- Pecuária de corte (criação de bovinos destinados à produção de carne). - Pecuária de leite (criação de bovinos e outros animais destinados à produção de leite). - Pecuária de lã (criação de ovinos ou caprinos que fornecem lã). - Eqüinocultura (criação de cavalos).
O rebanho da pecuária brasileira são de gados asininos, bovinos, aprinos, suínos, equinos, muares, ovinos, bubalinos (bufalinos) e rangíferos.
Veja algumas das invenções feitas por brasileiros ou feitas no Brasil:
Essa atividade está dividida em dois tipos, a pecuária de corte e de leite, ambas podem ser desenvolvidas de duas formas, a pecuária intensiva e a extensiva. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Pecuária de corte consiste na criação de animais com o objetivo de fornecer carne.
Os rebanhos podem ser bovino (bois e vacas), suíno (porcos), ovino (ovelhas e carneiros), caprino (cabras e bodes), equino (cavalos), muar (mulas), asinino (jumentos) e bufalino (búfalos). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A pecuária pode ser praticada de forma extensiva ou intensiva.