- A alimentação de um tatu consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas. Também comem pequenos invertebrados, raízes, alguns vegetais e frutos; - As espécies de tatu mais conhecidas são: tatu-peba, tatu-galinha, tatu-canastra, tatu bola da caatinga e tatu-peludo (tatu peba);
Este pequeno animal se alimenta principalmente de folhas em decomposição, mas também pode comer folhas recém-caídas ou ainda na planta, o que faz dele uma ameaça para hortas e jardins, explica a especialista em crustáceos Paula Beatriz de Araújo, professora do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio ...
O tatu-bola possui hábitos noturnos e se alimenta principalmente de formigas e cupins, consumindo também grande quantidade de areia, cascas e raízes junto ao alimento.
Malacostraca
Artrópode
Veja como eliminar esse ser indesejável do seu jardim: Use um pano molhado ou raspe a área atacada com o cabo de uma colher, com muito cuidado para não afetar as plantas; . O álcool é um antídoto poderoso. Para eliminar os tatuzinhos sem prejudicar as plantas, borrife no jardim uma solução com 5% de álcool.
Passos
Poucos sabem, mas os tatus têm atribuições importantes na natureza. Este mamífero tem função ecológica de peso, pois é capaz de se alimentar de insetos, contribuindo para o equilíbrio de populações de formigas e cupins. ... O tatu-peba vive cerca de 18 anos.
O tatu-bola é um animal endêmico do Brasil e caracteriza-se por fechar-se como uma bola para defender-se de predadores. Ao adquirir essa forma, ele acaba protegendo as partes moles do seu corpo com sua carapaça dura, dificultando, assim, a ação de animais que tentem alimentar-se dele.
O tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus) é uma das duas espécies catalogadas do gênero Tolypeutes. Seu habitat são as "savanas brasileiras", principalmente a caatinga, nas regiões centro-oeste e nordeste brasileiras, estendendo-se até a parte mais oriental do cerrado.
1,5 mAdulto