A vacina raiva (inativada) é indicada para a prevenção da raiva em crianças e adultos. Esta vacina pode ser administrada antes e após a exposição, como vacinação primária ou como dose de reforço.
Nascido em Dole, França, em 27 de dezembro de 1822, o cientista Louis Pasteur ficou conhecido pela técnica de pausterização que revolucionou a ciência do século XIX.
Campanha de Vacinação Antirrábica começa sábado, 12 - Secretaria da Saúde.
O município de São Paulo oferece vacinação contra raiva para cães e gatos em Posto Permanente na Divisão de Vigilância de Zoonoses e outros disponibilizados na UVIS. O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal - RGA.
A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza atendimento clínico para cães e gatos por meio do Centro de Controle de Zoonoses e através das Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ). São ofertados gratuitamente atendimento com médico veterinário, exame de calazar e vacinação antirrábica.
Clínica da Prefeitura de Fortaleza oferece diversos serviços de graça no Bairro Passaré. A população de Fortaleza pode contar com atendimento veterinário gratuito com uma clínica para animais da prefeitura.
Serviço
Para isso, é necessário comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou nas unidades de Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS) abaixo relacionadas, com os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência atualizado em seu nome e comprovante de vacinação contra raiva do animal, quando houver.
Todos os gatos devem receber as vacinas essenciais; Vacinar cada gato com o mínimo de vacinas possível, que garanta sua imunização; Vacinas essenciais: raiva; panleucopenia; rinotraqueíte; calicivirose (Quadro 1).
As principais vacinas para gatos são as polivalentes e a antirrábica, sendo que a primeira se divide em três tipos distintos: tríplice (V3), quádrupla (V4) e quíntupla (V5). As diferenças entre as vacinas polivalentes estão na quantia de antídotos presentes, bem como na relação das doenças que combatem.
A polivalente e a antirrábica são as principais vacinas para gatos, recomendadas por veterinários e especialistas. Elas devem ser aplicadas em todo bichano, independentemente da idade ou perfil. Porém, alguns pets podem necessitar outras vacinas, dependendo do comportamento e do local onde vivem.