A melhor forma de prevenir a filariose é interromper a sua transmissão. Assim, deve-se evitar o contato com o mosquito transmissor da doença, através do uso de mosquiteiros e repelentes, instalação de telas em portas e janelas das casas e evitar a exposição prolongada em áreas de risco de contaminação.
A filariose, ou elefantíase, é uma doença causada pelo verme nematódeo Wuchereria bancrofti ou filária, que se desenvolve nos vasos linfáticos, obstruindo-os. Essa doença ocorre mais comumente em regiões quentes, como países tropicais.
Diferentemente da vacina contra a raiva, a vacina polivalente deve, no primeiro ciclo de imunização, ser aplicada regularmente. Em geral, a primeira dose é administrada quando o pet tem entre 6 a 8 semanas de vida, com intervalos de 2 a 4 semanas entre as próximas doses, até o filhote atingir 16 semanas.
Os preços das vacinas para cachorros variam de acordo com a clínica veterinária, mas cada dose custa entre R$ 30 e R$ 100. Há também as vacinas para cachorros filhotes, as quais têm aplicações duplas e são obrigatórias nos primeiros meses de vida.