Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima, mangostão, marmelo, mexerica e tangerina; Verduras: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce; Legumes: abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde e palmito.
Fonte: www.akatu.org.br
BRUNINI, M. A.; DURIGAN, J. F.; OLIVEIRA, A. L. Avaliação das alterações em polpa de manga ‘Tommy-Atkins’ congeladas. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 24, n. 3, p. 651-653, 2002.
Jabuticaba: Com poucas calorias e cheia de substâncias que ajudam a tornar o corpo saudável, a jabuticaba é uma fruta popular e altamente consumida pelos brasileiros. Rica em vitamina C, ela ajuda a manter o sistema imunológico saudável, livre de inflamações, além de auxiliar no tratamento de acne e melhorar a saúde capilar.
Em boa parte do país, ainda há resquícios de calor, mas de forma mais moderada. Nesse mês, a estação vigente é o outono e as frutas mais produzidas são:
Além disso, os alimentos sazonais são considerados mais seguros pois, ao cultivar frutas e vegetais fora de época, é necessária uma demanda maior de agrotóxicos para incentivar o seu crescimento. O inverso ocorre com os alimentos que são plantados e colhidos na época adequada. Saiba quais são as doenças causadas por agrotóxicos nos alimentos e veja também os alimentos com mais agrotóxicos no Brasil.
Em setembro, o frio extremo começa a dar lugar a uma temperatura mais quente. A segunda quinzena do mês é marcada pelo início da primavera e o clima permite a safra das seguintes frutas:
Todas as frutas citadas são cítricas e, portanto, ricas fontes de antioxidantes, substâncias capazes de combater os efeitos nocivos dos radicais livres, além de serem fontes naturais de vitamina C, que, por sua vez, auxilia na diminuição dos sintomas de gripes e resfriados, além de melhorar o desempenho do sistema imunológico.
Em maio, o frio já começa a aparecer com mais densidade em alguns estados brasileiros, sobretudo na região sul, sudeste e centro-oeste. Esse clima é propício para a colheita das frutas:
RIBEIRO, C.S.C. Berinjela (Solanum melongena L.). Embrapa Hortaliças; 2007. Disponível em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br>. Acesso em: 25 set. 2016.
Março é um dos melhores meses do ano em termos de safra de hortifruti, pois é quando o clima proporciona uma rica colheita. Esse mês do calendário é uma boa época das frutas e vegetais a seguir:
Junho representa exatamente a metade do ano. É quando o frio já se instaurou definitivamente em grande parte do país. No entanto, um problema recorrente no frio são as doenças virais como gripes e resfriados.
As nozes verdadeiras são frutas secas, espessas e muitas vezes contêm espinhos que recobrem sua semente. Dentre as mais conhecidas temos: a amêndoa, a pecã, a castanha-do-Brasil, a castanha-de-caju, o pistache, a avelã, a macadâmia, a noz e a castanha. São caracterizadas por conter teores elevados de lipídeos e proteínas. A qualidade proteica desses alimentos permite a ingestão da maioria dos aminoácidos essenciais necessários para atender às necessidades metabólicas de crianças a adultos. As nozes são fonte de nutrientes e compostos bioativos. Dentre eles destacam-se: o perfil de ácidos graxos, contendo, os ácidos oléico e linoléico, os altos teores de vitamina E e selênio. Algumas nozes apresentam importantes teores de fibras alimentares insolúveis. O consumo frequente e equilibrado destes fitoquímicos em conjunto com uma alimentação saudável, está associado com a redução do risco de doenças cardiovasculares.
O jiló (Solanum gilo) é o fruto do jiloeiro, uma herbácea de origem africana muito cultivada e conhecida no Brasil. O jiló é classificado como um legume e, a depender da variedade, pode ter formato oblongo, esférico ou alongado e a coloração pode variar do verde claro ao escuro. O jiló possui em sua composição: cerca de 92% de água; 6,2% de carboidratos; 4,8% de fibras; dentre os minerais, destacam-se: potássio, fósforo, magnésio e cálcio; além de vitamina C. O jiló contém antioxidantes da classe dos flavonoides que possuem ação na redução do colesterol. Além disso, o amargor pronunciado deste legume ocorre em função da importante concentração de substâncias alcaloides, que conferem sabor amargo aos alimentos.
MILAGRES, R. C. R. M. Efeito da irradiação do 60Co na conservação e qualidade de pimenta in natura e em polpa. 2014. 119 f. Tese (Doutorado em Energia Nuclear na Agricultura e no Ambiente) – Programa de Pós-Graduação em Ciências, Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2014.
O mês cujo verão começa oficialmente no Brasil é uma época das frutas e vegetais mais variados. Nesse mês, é época de safra de:
No segundo mês do ano, ainda é verão e, portanto, uma época ainda calor no hemisfério sul. É possível encontrar abundantes safras das seguintes frutas:
Abacate, acerola, banana prata, caju, laranja lima, laranja pera, lima da pérsia, maçã nacional fuji, mamão havaí, manga tommy, maracujá azedo, nectarina, nozes, tangerina e uva thompson.
Plantas como salsão, espinafre, mostarda, escarola, chicória, alho, couve, batata doce, cará, inhame, cenoura, ervilhas, quiabo e milho trazem abundância de folhas e cores na horta.
O que é? O período de SAFRA indica a melhor época de disponibilidade de determinado produto no mercado. A primeira vantagem de consumir o alimento na época ideal pode ser percebida na conta da feira ou do supermercado: quando estão na safra, frutas, verduras e legumes são mais baratos.