Sendo assim existem situações comuns que acontecem no nosso dia a dia que podem ser consideradas como transformações químicas, são elas: quando grelhas um bife, quando uma fruta amadurece na fruteira, quando um fósforo se queima, quando um prego enferruja e até mesmo a fotossíntese realizada pelas plantas, entre tantas ...
A energia pode ser definida como uma força capaz de produzir ação e movimento. Assim, é muito simples diferenciar a matéria de energia, já que uma ocupa espaço e possui massa, e a outra, não. Uma curiosidade importante sobre a matéria é que ela pode ser denominada de duas formas diferentes: corpo e objeto.
Entende-se, por fluxo de matéria e/ou energia, o "caminho" percorrido pela matéria, também chamada de biomassa, ou pela energia ao longo de um ecossistema.
Chamamos matéria a tudo que tem massa, ocupa lugar no espaço e pode, portanto, de alguma forma, ser medido. Por exemplo: madeira, alumínio, ferro, ar, etc. Corpo é uma porção limitada da matéria e objeto é um corpo fabricado para um determinado fim.
Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço e, desse modo, possui volume. ... Corpo é a denominação dada a qualquer porção limitada de matéria, por exemplo uma tábua de madeira e um cubo de gelo. Objeto é aquele que, devido à sua forma, possui uma determinada finalidade ou uso.
A química pode ser definida como a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades e transformações. Ela está presente em no nosso dia a dia, em todos os materiais que nos cerca, e em todos os seres vivos.