Desobstrução das vias aéreas Remover mucosidades e sangue com gaze esterilizada da boca, nariz e olhos; Realizar aspiração de mucosidades da oro e nasofaringe para impedir tamponamento dos espaços bronco-alveolares, atresia de esôfago e de coanas.
Acolher e apoiar a paciente em todo o trabalho de parto. Monitorar os sinais e sintomas da evolução do parto. Orientar e oferecer os métodos não farmacológicos de alívio da dor. Prestar um atendimento humanizado a paciente e seu acompanhante.
As medidas antropométricas aferidas ao nascimento são: peso, comprimento, perímetro cefálico e perímetro torácico.
Bebé ou bebê, também designado por lactente, é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o 28º dia após o nascimento até atingirem os 24 meses de idade. Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança.
Nas assimetrias mais severas, pode ser necessário o uso de uma órtese craniana, também chamada informalmente de capacetinho. Foto: Você já deve ter notado que, nos primeiros meses de vida, alguns bebês costumam ter um lado da cabecinha diferente do outro.
Nos primeiros dias do bebê em casa, os pais vão se sentir um pouco inseguros. Não se preocupe: essa sensação de não saber o que fazer é compartilhada por todos os pais! A primeira coisa que você deve esperar é o choro, já que bebês choram em média durante duas horas por dia nos primeiros três meses.
Amamentação, calor materno, toque, massagens com óleos vegetais, um bom ambiente de tranquilidade e sono. O banho é um momento sempre delicado nos primeiros dias da criança. Tudo o que você for precisar durante e logo após o banho deve estar perto da banheira, para não perder tempo e não resfriar o recém-nascido.
O dia a dia “Nesta fase se estiver tudo bem com o bebê ele estará dormindo ou acordado tranquilo. Se não estiver bem, ele irá chorar. O pequeno vai chorar por frio, calor, tédio, fralda suja, enfim, tudo que o incomodar”, afirma Moisés Chencinski.
Sonecas, mamadas e mais sonecas… A rotina do seu bebê não poderia ser mais doce. Agora que ele deixou o conforto do útero materno, só quer saber de dormir e mamar.
O recém-nascido consegue enxergar bem até uma distância de 15 a 20 cm desde os primeiros dias, por isso, quando ele está mamando ele consegue ver perfeitamente o rosto da mãe ainda que este esteja um pouco desfocado, ele é capaz de reconhecê-la.
No início desta semana o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião.
A ultrassonografia transvaginal é capaz de detectar o embrião a partir da 4ª ou 5ª semana de gravidez, o que significa que com uma ou duas semana de atraso menstrual já pode ser possível identificar uma gestação inicial em curso.
As 3 semanas de gestação representam o momento em que ocorre de fato a fecundação do óvulo. Por isso, na verdade, ela é a primeira semana de gestação. Alguns sinais podem aparecer a partir da terceira semana, e exames podem confirmar a gravidez.