Considere um corpo com volume inicial V0. Após receber energia térmica, sua temperatura aumenta e, consequentemente, seu volume também aumenta para um volume V, de forma que há uma variação volumétrica (ΔV= V – V0).
Dilatação superficial é o fenômeno físico que consiste no aumento das dimensões espaciais, como comprimento, altura e largura de um corpo, em razão do aumento de temperatura.
Dilatação superficial Geralmente é aplicado na dilatação de placas ou chapas. A variação na área do sólido é dada pela expressão: Onde ΔA é a variação na área da placa, β é o coeficiente de dilatação superficial do material e ΔT é a variação da temperatura.
A dilatação térmica dos sólidos ocorre quando um corpo tem sua temperatura aumentada. Assim, o grau de agitação de suas moléculas também aumenta, aumentando também a temperatura e, consequentemente, variando suas dimensões.
Dilatação linear Essas variações estão diretamente relacionadas a três fatores: o comprimento inicial do objeto (representada por L0); o material de que ele é feito (representado por α ); a variação de temperatura sofrida por ele (representada por Δ T ).
a dilatação linear ocorre quando um corpo sofre aumento em sua temperatura e, consequentemente, há aumento na distância entre dois pontos em seu interior. São exemplos desse fenômeno o aumento do comprimento de uma barra, o aumento do raio de uma esfera e o aumento da diagonal de um quadrado ou de um cubo...