Além disso, espaço e tempo preexistem como faculdades do sujeito - e, portanto, são a priori e universais - quando eliminamos os objetos da experiência. Por isso, segundo Kant, espaço e tempo são atributos do sujeito e condições de possibilidade de qualquer experiência.
Kant diz que o espaço não pode ser percebido empiricamente porque o simples ato de situarmos alguma coisa “fora” de nós já pressupõe a representação do espaço. ... Só que o “dentro”, para Kant, é o puramente temporal e inespacial: o espaço é a forma a priori da exterioridade como o tempo é a da interioridade.
Para Kant, as formas a priori são todos os conhecimentos que possuímos, que foram aceitos e comprovados através de experimentos. Havendo a forma de conhecimento cientificamente comprovado e o conhecimento não comprovado pela ciência; sendo considerado mitos ou dogmas de fé./span>
A autodeterminação do ser humano que desponta de sua "Crítica da Razão Pura" abriu espaço à modernidade. ... Se há um livro que marcou época, foi Crítica da Razão Pura, que Immanuel Kant publicou aos 57 anos, em 1781, quando já era catedrático em Königsberg.
Kant fundou uma nova teoria do conhecimento, chamada idealismo transcendental, e a sua filosofia, como um todo, fundou o criticismo, corrente crítica do saber filosófico que visava, como queria Kant, a delimitar os limites do conhecimento humano.
Principais Ideias de Kant Kant revela que o espírito ou razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria prima para o conhecimento. O julgamento estético e teleológico unem nossos julgamentos morais e empíricos, de modo à unificar o seu sistema.
o Iluminismo é a saída do homem do sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridode é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. ... Eis a palavra de ordem do iluminismo. A preguiça e a cobardia são as causas par que os homens em tão grande parte.
Para este Esclarecimento, nada é exigido senão liberdade; e, aliás, a mais inofensiva de todas as espécies, a saber, aquela de fazer em todas as circunstâncias uso público da sua razão. ... Por toda parte, o que se vê é limitação da liberdade./span>
Resposta. Resposta: Não ha liberdade sem conhecimento. ... Para poder lutar pela minha liberdade tenho que ter o conhecimento do que ela significa. o esclarecimento é finalmente o entendimento dela./span>
O uso público da razão é definido como “aquele que qualquer um, enquanto erudito, dela faz perante o grande público do mundo letrado”16. Já o uso privado é aquele “que alguém pode fazer da sua razão num certo cargo público ou função a ele confiado”17.
O uso público da razão se refere ao ato de pensar, discordar, e expor pensamentos e opiniões./span>
De acordo com o TCU, Uso Público corresponde a "práticas de visitação com objetivos educativos, esportivos, recreativos, científicos e de interpretação ambiental, que dão ao visitante a oportunidade de conhecer, entender e valorizar os recursos naturais e culturais existentes".
Aliás, o filósofo explica que o uso público da razão deve ser livre sempre e só ele pode realizar o esclarecimento. Isto é, este uso público da razão não pode ser delegado a outrem. Mas Kant introduz um segundo modo de fazer uso desta liberdade aparentemente inofensiva./span>
O esclarecimento exige liberdade. Kant associou a liberdade ao exercício da razão em todas as circunstâncias da vida. ... A liberdade consiste no uso público da razão, ou seja, cada um faz uso de sua própria razão e fala em seu próprio nome.
A liberdade é uma exigência para a utilização plena da razão na medida em que a razão é sempre uma forma crítica de se posicionar no mundo: não aceita como verdadeiro nada que não tenha sido demonstrado e não toma argumentos de autoridade (é verdadeiro pois assim disseram) como válidos./span>
A liberdade da razão trata-se da liberdade em reconhecer um conhecimento como verdadeiro. Todavia, para se chegar nesse estado, é comum que a pessoa tenha que abrir mãos de certas coisas, como: prazeres mundanos; emoções./span>
O grande problema para exercer a liberdade é representado pela ausência de responsabilidade por parte do indivíduo. Deste modo, a responsabilidade está diretamente ligada à liberdade, sendo que o indivíduo pode sofrer punições (por parte do Estado) caso não seja responsável em suas ações./span>
102). Por meio da razão, do entendimento, da ilustração para qual nada mais se exige do que a liberdade, só o uso público da razão, que ocorre com a liberdade, pode realizar o esclarecimento. ... A liberdade é então elemento essencial para o encontro do esclarecimento./span>