É antropocêntrica no sentido de que o homem é medida de todas as coisas, de que seus julgamentos estão arraigados na sua existência e só podem ser compreendidos em relação a essa. Apenas o próprio homem pode determinar o critério do que é virtude ou pecado, e não uma autoridade a ele transcendente.
Principais autores e obras do Humanismo
Como um dos maiores representantes da prosa humanista portuguesa, é possível citar o cronista Fernão Lopes (1390-1460) que foi o precursor da prosa historiográfica humanista. Sua obra "Crônica de El-Rei D. Pedro I" é a sua obra mais relevante.
Luís de Camões
Fernão Lopes
Em Portugal, o Humanismo estendeu-se entre 1434 a 1527 e teve como marco inicial a nomeação de Fernão Lopes como cronista-mor do Reino e, como marco de transição para o Renascimento, a volta do poeta Sá de Miranda da Itália, que trazia as novidades renascentistas.
Neste sentido, pode-se falar do perfil de um humanista, ou seja, alguém com amplos conhecimentos e que não se limita a uma especialização de qualquer área profissional. O humanista situa o ser humano como o centro do seu campo de atuação.
O professor humanista deve ter uma relação de afetuosidade com seu aluno para que haja sucesso no processo de ensino-aprendizagem, a interação entre ambos requer, segundo Rogers em seu livro Liberdade para aprender, que o educador se imponha três condições básicas que ficaram conhecidas como a tríade rogeriana: "ter ...