Por isso, no presépio, o Menino Jesus fica sobre palhas, numa manjedoura. Manjedoura: É um lugar de aconchego onde Jesus ficou quando nasceu. É como se fosse o berço de Jesus. Um burro, um boi,o galo e as ovelhas: Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu.
Mas onde, afinal, está essa gruta? Em 135 d.C, o Imperador Adriano mandou que se construísse, no tradicional local em que Jesus nasceu, uma estátua de Adônis, o deus pagão da beleza. Sua intenção era abafar a fé cristã, e extinguir as visitas ao local pelos cristãos.
“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco” (Mt 1:23). Os evangelhos de Mateus e de Lucas contam como foi o nascimento de Jesus. ... E dará a luz um filho que chamará Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
A palavra gentio designa um não israelita e deriva do termo latino gens (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é, muitas vezes, usada no plural. Os tradutores cristãos da Bíblia usaram esta palavra para designar coletivamente os povos e nações distintos do povo Israelita.
Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.