O processo de evolução de qualquer fenômeno que experimenta mudanças regulares pode ser usado para medir o tempo. ... Séries de eventos podem estar relacionadas a uma escala de tempo, conjunto ordenado de tempos, derivado de observações de algum fenômeno, como o movimento de rotação da Terra ou o movimento de um pêndulo.
Esquema do experimento, que envolve medir o ângulo de rotação do elétron fotoemitido. Como Albert Einstein explicou em 1905, quando os fótons da luz atingem determinados materiais, esses materiais emitem elétrons. Já se sabia que há uma conexão direta entre o tempo e a matéria. ...
Foi uma grande descoberta da humanidade como medir a passagem do tempo. Quase todas as civilizações utilizaram o nascer e o por do sol, o dia, para medir a passagem do tempo. Contando quantos dias se passaram, ou seja, quantas vezes o movimento periódico, o dia, ocorreu é que você mede a passagem do tempo.
Quando observamos os minutos passando em um relógio, estamos percebendo o tempo de forma objetiva, com segundos que somam minutos, minutos que somam horas, e assim por diante. ... Assim, andamos por aí com uma percepção de tempo subjetiva, quando, em termos reais, o tempo passa de forma objetiva.
Antigamente não existia relógio e nem essas tecnologias mais atuais que temos para medir o tempo. O homem se baseava pela posição do sol para medir o tempo, no início ele se baseava de acordo com a sua própria sombra, em seguida percebeu que ao fincar uma vareta no chão, no sentido vertical, teria esse mesmo efeito.