No caso da retroversão, prioriza-se o fortalecimento dos flexores de quadril e paravertebrais, além de alongamento de glúteos, posteriores de coxa e abdominais.
Descritores: Estatísticas não Paramétricas; Colo do fêmur; Quadril. O ângulo de anteversão (declinação) do colo do fêmur pode ser definido como o ângulo formado entre o plano dos côndilos femorais (plano bicondilar) e um plano passando através do centro do colo e cabeça femoral(1,2).
A hiperlordose lombar é a mais comum e normalmente está associada a uma anteversão pélvica (inclinação pélvica anterior), pouca flexibilidade e fraqueza abdominal. Já na hiperlordose cervical é possível observar que o pescoço está mais alongado para a frente.
As causas mais comuns da Lordose são: Acondroplasia: distúrbio do crescimento ósseo, que causa nanismo desproporcional. Discite: inflamação de disco intervertebral ou interarticular. Cifose: curvatura da coluna vertebral que faz com que a parte superior das costas apareça mais arredondada do que o normal.
A hiperlordose é o aumento do grau da curvatura da coluna cervical e/ou lombar. Na lombar, a hiperlordose dá a impressão de um “bumbum empinado”, originando-se de diversos fatores, desde alterações genéticas, fraqueza muscular ou hábitos de má postura.
A hiperlordose pode acontecer como consequência de diversas situações, estando principalmente relacionada com má postura, sedentarismo e obesidade, por exemplo, além de também poder estar relacionada com doenças que levam ao enfraquecimento muscular progressivo, como é o caso da distrofia muscular.
A cifose ou hipercifose, como é conhecida cientificamente, é um desvio na coluna que faz com que as costas fiquem em posição de "corcunda" e, em alguns casos, pode fazer com que a pessoa apresente o pescoço, ombros e cabeça muito inclinados para frente.
A hiperlordose é uma curvatura com concavidade posterior, anormal pela sua intensidade, podendo ter como causas a malformação óssea, posturas incorretas, falta de exercício físico, desgaste do tecido, mecanismo de compensação, rigidez e contratilidade, tais fatores levam a conseqüências biomecânicas como: insuficiência ...
O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, explica que entre os fatores que contribuem para o surgimento da hiperlordose estão: a acondrosplasia (transtorno de crescimento ósseo de herança genética que pode causar uma espécie de nanismo), discite (inflamação do espaço intervertebral dos discos), ...
A hiperlordose lombar está geralmente associada a uma anteversão pélvica, projetando as nádegas pra trás. Isso acontece pelo encurtamento lombar e fraqueza dos abdominais e dos glúteos, causando um desequilíbrio muscular.
Existem muitas causas de escoliose, incluindo deformidades congênitas da coluna (aquelas presentes no nascimento, ou herdadas ou causadas pelo ambiente), problemas genéticos, problemas neuromusculares e desigualdade de comprimento dos membros.