Vários sentimentos (como tristeza, raiva, saudade, frustração, impotência, solidão), se misturam em uma coisa só, que chega a doer fisicamente. E em meio a esse caos, vem a necessidade de reconstruir o mundo sem essa pessoa. “Qualquer um de nós viveu, vive ou viverá luto algum dia.
O “luto normal” é o processo pelo qual o indivíduo compreende e aceita a perda do ente querido, adaptando-se à condição de viver sem aquela pessoa. Mesmo a tristeza, o choro, a saudade e as lembranças ainda presentes. Mas a questão não é não sentir a perda, mas como ela é sentida e administrada.
Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação. Como eu disse, no entanto, a dor da desilusão amorosa não é uma ciência. No meu caso, levei seis meses até me sentir pronta para seguir em frente.
Depois de seis semanas a maioria das pessoas começa a se adaptar à vida sem o antigo namorado, mas pode demorar até três meses para voltar ao normal, diz Durvasula. "Pode ser muito mais rápido", diz ela. Se tudo falhar e você ainda sentir que está na mesma rotina, pode ser hora de considerar a terapia.
Superar o término de um relacionamento, seja casamento ou relação estável, depende da história do casal, do tempo de convivência e do perfil da pessoa, certo? Sim, mas mesmo com essas variáveis, pesquisadores afirmam que existe uma média para resolver o assunto, pelo menos na cabeça: 17 meses e 26 dias.
15 dicas de como superar o fim de um relacionamento
Ao contrário do que dizem, os homens também sofrem quando o casamento chega ao fim, principalmente, quando o motivo é traição. Não tem jeito, quando o assunto é separação o sofrimento é inevitável para todas as partes envolvidas. ... Os homens também compartilham dessa dor.
Como parar de sofrer com amor
12 passos para esquecer um ressentimento
Amamos quem não podemos, e ficamos com quem não queremos. "Amamos quem não nos ama. Por que será que quando estamos com quem amamos uma hora parece um minuto, e com quem não suportamos um minuto parece uma hora ? É triste perder quem amamos, mas também, é triste amar, quem não é da gente.
A partir dessa ideia, você pode perceber que a pessoa não o ama quando há mais ansiedade do que calma. Quando você passa mais tempo sofrendo as ausências e mal-entendidos do que desfrutando da companhia de seu parceiro. Quando você para por um momento para pensar e percebe que não sabe mais o que é ter paz interior.
Sete passos básicos ajudam você a esquecer um amor; veja quais são
11 dicas para desapegar do que te faz mal
A comida que faz mal à nossa saúde é a que nos vicia. O amor que não nos valoriza é o que nos escraviza. Para não deixar infeliz a pessoa que amamos, podemos acabar aceitando uma submissão.
Atitudes para sair de um relacionamento que te faz mal
Uma das dicas é nunca entrar nesse jogo nocivo, se comportar com tranquilidade e mostrar-se gentil é uma forma de desarmar qualquer atitude desagradável. Se a pessoa persistir, persista também na gentileza e na educação, pois só combatemos o que é ruim com amor e não com agressividade.
8 dicas para lidar com pessoas críticas demais
Essas recomendações podem ajudar alguém que se ofende tudo:
Para solucionar as bases comportamentais de um humor dependente do ambiente externo, Adriana de Araújo aconselha a criação de uma lista de gatilhos. Escreva fatores externos que lhe causem sensações negativas, e procure mudar as consequências emocionais que determinados acontecimentos têm em sua mente.
5 estratégias para construir sua Blindagem Emocional: