A consanguinidade entre as galinhas provoca a degeneração da raça, por isso o cruzamento entre aves do mesmo sangue deve ser evitado. Começam a aparecer defeitos como pés tortos, exemplares de pequeno porte e ovos pequenos, por exemplo.
Não há nenhum impedimento em ter mãe e filho juntos, porém não é recomendável que eles cruzem. Porque se houver cruzamento entre eles, ocorrerá consanguinidade, isto é, cruzamento entre parentes próximos: mãe e filho, pai e filha e entre irmãos.
O cruzamento entre pai e filha, ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma das melhores formas de gerar um cão de raça pura e saudável. ... Já o top dos cruzamentos é o inbreeding, que é o acasalamento de animais com alto grau de parentesco, como pais e filhos ou irmãos.
O cruzamento entre animais com algum grau de parentesco ocorre comumente em algumas criações, principalmente de aves, assim como ocasionalmente ocorre com aves de proprietários desavisados que acabam por deixar aves de sexos opostos e com grau de parentesco alto na mesma gaiola, resultando em filhotes de aves com alto ...
Verifique se não há parentesco entre o casal. Pássaros aparentados têm chances maiores de dar origem a filhotes fracos ou malformados. Se você não está certo de que eles não são parentes, entre em contato com o criador que os vendeu e descubra. Havendo consanguinidade, não faça a cruza.
2-) Closebreeding - Cruzamento fechado, entre pais e filhos e irmãos com irmãos, desaconselhado, porque entre outras coisas diminui a fertilidade e a resistência a doenças. Todavia inicialmente pode produzir indivíduos de bom fenótipo pelo alto grau de homosigoses.
Preparativos para reproduzir o canário-belga Outra forma é aproximar as gaiolas e deixar que eles se veja. Com isso o macho cantará mais forte ainda, buscando conquistar a fêmea, que por sua vez, com o passar do tempo, irá ceder e “abaixar” para o macho, mostrando a intenção de ambos.
Ainda assim e apesar de se tratarem de situações pontuais, não é recomendável cruzar cachorros irmãos. No entanto, os criadores medíocres não gastam nem um cêntimo nos novos reprodutores. A única coisa importante para eles é que os cachorros saiam bonitos e baratos, para os conseguirem vender bem.
A cruza entre cães da mesma linhagem é uma prática comum entre os criadores profissionais, e tem o objetivo de aperfeiçoar algumas características das raças. Porém, é um processo arriscado que pode gerar filhotes com doenças graves e intratáveis, e por isso não deve ser feito por pessoas que não tenham experiência.
Cachorros filhotes (sejam machos ou fêmeas) podem desenvolver o hábito de querer “cruzar” em pessoas e objetos por quererem testar limites, demonstrarem dominância, e não por já poderem (ou quererem) acasalar.