Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas. O pensador também ocupa, junto a Karl Marx e Max Weber, a tríade da sociologia clássica.
Para Durkheim, o seu método sociológico tinha três características básicas que o distinguiam de seus antecessores na sociologia, como Comte e Spencer: ... É um método objetivo. Segundo Durkheim, ele é um método inteiramente dominado pela idéia de que os fatos sociais são coisas e como tais devem ser tratados. 3.
A sociologia utiliza-se de vários métodos: pesquisas quantitativas, qualitativas, observações in campo e etc. Marx, por exemplo, analisou historicamente as relações sociais, dando ênfase aos processos econômicos. Weber já demonstra uma grande importância das transformações culturais e sociais.
Muitos especialistas em teoria sociológica dividem elas em tipologias com grandes dicotomias: positivismo e antipositivismo, coletivismo e individualismo, estática e dinâmica, determinismo e compreensão, estrutura e agência, microssociologia e macrossociologia.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
Sobre o contexto de surgimento da sociologia, é correto afirmar: A A Revolução Industrial e as transformações ocorridas na sociedade em decorrência desta Revolução, não influenciam o surgimento da sociologia. ... C A sociologia nasce como a ciência da sociedade, a qual não fornece explicações racionais.