Em áreas que apresentam camadas compactadas e/ou adensadas, recomenda-se realizar uma subsolagem. Para complementar a aração, costuma-se gradear a área, facilitando as operações subsequentes e a implantação da cultura.
A terra subjacente deve ser tratada com subsolador, que solta a terra mas não a vira. Devemos cuidar que o subsolador ande ao menos 7 cm e ao máximo 16 cm mais fundo que o arado. Em terras muito decaídas a resistência encontrada pelo subsolador é grande. Diminuímos então a profundidade do seu trabalho.
Deve haver pelo menos uma manivela em um dos braços para ajustar o ângulo. Depois, ajuste o terceiro braço superior para que o arado fique nivelado na parte frontal e traseira. Pode ser que você precise ajustar mais ao começar a arar, pois o arado deve estar na posição correta antes de ser introduzido na terra.
Nessa categoria, os tratores que merecem meu destaque são:
Atualmente, o agricultor conta com inúmeras ferramentas para realizar o trabalho no campo. Desde instrumentos mais simples como a enxada, enxadão, rastelo, foice, ancinho, carrinho de mão, entre outros. Até tecnologias mais modernas como trator, colheitadeira, arado, grade, pulverizador, plantadeira, etc.
Os instrumentos agrícolas mais usados são: enxada, foice e arado. Raramente são utilizados tratores ou outro tipo de máquina. A finalidade principal é a sobrevivência do agricultor e de sua família,e para a venda dos produtos excedentes, em contraposição à agricultura comercial.
Conheça três importantes máquinas agrícolas
Arado, enxada, serrote e pulverizador. Esses são só alguns dos itens utilizados na agricultura. Hoje em dia, a mecanização do campo é uma realidade e, cada vez mais, a produção em larga escala exige soluções complexas e modernas que demandam capacidade técnica.
As máquinas e ferramentas agrícolas são usadas tanto na agricultura familiar, quanto na agricultura de larga escala. Essas ferramentas podem auxiliar na plantação, cultivo e manejo de culturas alimentícias. Elas podem ser desde milho, soja, hortaliças, entre outras.
As tecnologias para uso no campo
Tecnologia no campo: Conheça soluções digitais para gerenciamento de atividades, manejo e gestão, reduzindo custos e melhorando a produtividade. Planejar o plantio, gerenciar as atividades, calcular custos… tudo isso exige conhecimento, tempo e dedicação.
Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.
A mecanização, fruto da tecnologia no campo, garantiu a evolução da produtividade, permitindo que cada vez mais nosso relacionamento com a terra acontecesse de maneira eficiente, ainda que, em alguns casos, a natureza não oferecesse tantos recursos quanto necessário.
São elas:
Além de todos estes benefícios, os avanços tecnológicos aplicados à agricultura permitem maior confiabilidade da plantação, monitoramento de todo o campo e gestão de todos os recursos utilizados. A tecnologia na agricultura permite total controle sobre a produção, processamento, estoque e distribuição.
Vantagens e desvantagens do agronegócio
A grande aliada da produtividade para o agronegócio sustentável é a tecnologia. ... Os avanços tecnológicos no campo contribuem para o aumento da produção e melhoria na renda e qualidade de vida dos agricultores, atraindo para o agronegócio novos investidores.