As reações adversas relatadas mais comumente, ocorrendo em mais de 5% dos pacientes tratados com Mirtazapina em estudos clínicos randomizados controlados com placebo (ver abaixo) são sonolência, sedação, boca seca, aumento de peso, aumento de apetite, tontura e fadiga.
O antipsicótico que menos engordou os pacientes foi o aripiprazol, com ganho médio de 4,4kg no período. Em relação à massa gorda, novamente a olanzapina liderou o ranking, com 4,12kg a mais, sendo que, entre os não tratados, o aumento foi de 35g.
Sertralina (Zoloft®, Assert®, Serpax®) O perfil da sertralina é muito semelhante ao da fluoxetina, por isso vou me ater somente as diferenças significativas.
São moléculas parecidas de um grupo comum de antidepressivos. Porem, cada molécula tem suas particularidades. A fluoxetina por exemplo é associada a leve perda de peso e a paroxetina é mais eficaz nos sintomas ansiosos e da leve ganho de peso.
Prozac é a marca de fluoxetina de referência, ou seja teoricamente é a melhor fluoxetina do mercado. Porém, é uma medicação cara e muitos pacientes não tem condições de adquirir. Na prática , muitos pacientes também respondem ao uso da medicação genérica ou de marcas mais baratas.
Entretanto, a melhor fluoxetina é de longe o Prozac, que é a fluoxetina de referência e por isso o preço é mais caro. Caso tenha interesse em tomar a medicação de referência, ligue para o 0800 do laboratório Lilly, pois até onde me lembro, havia um programa de descontos.
FLUOXETINA (CLORIDRATO) -(PROZAC)
A fluoxetina é o princípio ativo do medicamento com nome comercial Daforin. Entretanto além do princípio ativo, o medicamento Daforin possui outros componentes agrupados como excipientes (celulose microcristalina, estearato de magnésio, croscamelose sódica).
Venda Exclusiva nas Lojas ULTRAFARMA Av. Jabaquara, 1546: 1 unidade.
Fluoxetina
3
A principal contraindicação da fluoxetina é o seu uso em pacientes que estejam tomando, ou que tenham tomado nos últimos 14 dias, medicamentos que pertençam à classe dos inibidores da monoamina oxidase (IMAO) (ex: Isocarboxazida, Fenelzina ou Tranilcipromina).
Como consumir Fluoxetina O medicamento, explica Camila, costuma ser tomado em dose única diária. "A dose efetiva costuma ser de 20 a 40 mg por dia. A dose máxima recomendada é 80 mg por dia", completa. Só quem poderá definir a quantidade indicada para cada caso é um médico especializado.
Vários estudos comprovam que fluoxetina pode ajudar na redução de peso, porém este efeito foi demonstrado apenas a curto prazo, tendo sido verificado que cerca de 4 a 6 meses após o início do tratamento, alguns pacientes começaram a ganhar peso novamente.
A fluoxetina emagrece, pois esse pode se um de seus efeitos colaterais – por ser um antidepressivo que regula diversas substâncias no organismo do paciente. Apesar de não atuar no controle da fome, é capaz de levar o paciente a perda de peso.
Após 6 ou 8 horas, a fluoxetina atinge sua concentração máxima no organismo. Porém, para que surta efeito terapêutico, a recomendação é que o medicamento seja utilizado diariamente, sendo esperado que seus efeitos se tornem evidentes depois de um período que varia entre 2 e 6 semanas.
Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) Ansiedade, diarreia, sonolência, fraqueza geral, dor de cabeça, hiperidrose (excesso de suor), insônia, náusea (enjoo), nervosismo, bocejo.
Os seus efeitos começam a ser percebidos entre 2 a 4 semanas após o início do tratamento. Cristina Stern, professora do Departamento de Farmacologia da UFPR, explica que o objetivo do uso da fluoxetina é garantir a maior disponibilidade de um neurotransmissor que atua no equilíbrio do humor.