Resposta. Os franceses foram expulsos do Maranhão por reforços de Portugal chefiados por Alexandre de Moura. ... Estácio de Sá, que trouxe reforços de Portugal para expulsar os franceses, iniciou a construção de um forte junto ao Pão de Açúcar. Daí surgiu a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Para compreender as invasões francesas e holandesas que ocorreram no território brasileiro no período colonial, os alunos precisam conhecer o panorama geopolítico da época. Entre os séculos 16 e 17, os holandeses e franceses invadiram a nossa praia.
As denominadas Invasões Francesas no Brasil só devem ser consideradas como tal a partir do período denominado "descobrimento do Brasil", em 1500 e, especialmente, com o estabelecimento das Capitanias Hereditárias, em 1534, as quais inauguram a colonização portuguesa na América.
Entre 1500 e 1530, embarcações francesas chegavam ao litoral brasileiro, entravam em contato com as populações indígenas locais e promoviam a extração do pau-brasil. Pouco tempo depois, essas expedições avançaram para um ambicioso projeto de estabelecimento no Brasil.
Em 1612, os franceses chegam à costa norte do Brasil e fundam em uma ilha o Forte de São Luiz. À sua volta brota o povoado de mesmo nome – a atual cidade de São Luís –, capital do Estado do Maranhão. O governo-geral aparelhou duas expedições para banir os franceses do Maranhão.
A França Equinocial Estiveram na região dos atuais estados da Paraíba, de Sergipe, do Rio Grande do Norte e do Ceará. Em todas essas investidas, foram expulsos pelos portugueses. Em 1612, porém, os franceses conseguiram fundar uma colônia no litoral maranhense.
São Luís
Resposta. Os holandeses invadiram o Brasil duas vezes primeiramente em 1624 ocuparam Salvador por um ano, em 1630 invadiram Pernambuco e durante 24 anos controlaram quase todo o Nordeste; e o motivo principal era o comércio do açúcar, e a região mais rica do mundo na produção do açúcar era Pernambuco.