Quando dois objetos são postos em contato e em movimento com sentidos contrários, entre suas superfícies há atrito. Este atrito faz com que a energia mecânica que está sendo utilizada pelos objetos para se movimentarem não se conserve, pois está sendo transformada em energia térmica (calor) e sonora.
É o mecanismo pelo qual se desenvolvem forças de resistência superficiais ao deslizamento de dois corpos em contato. Estas forças aparecem devido à interação de irregularidades microscópicas presentes nas superfícies e que apresentam resistência ao cisalhamento.
A força de atrito surge em sentido contrário ao movimento de um objeto. Ela pode ser estática, se o objeto está em repouso, ou dinâmica, se o objeto está em movimento.
A força de atrito é uma força de importância indiscutível, pois ela está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia-a-dia. ... É importante também assinalar que a força de atrito depende da força de compressão que o objeto faz com a superfície de apoio.
Sem o atrito as correias não poderiam mover as máquinas e os pregos não se prenderiam nas paredes. O atrito é, às vezes, prejudicial. Ele desgasta as superfícies que escorregam uma sobre a outra, aumenta a força necessária para mover um corpo e produz calor.
Resposta. Ele desgasta as superfícies que escorregam uma sobre a outra, aumenta a força necessária para mover um corpo e produz calor.
Guillaume Amontons (1663-1706) 1ª Lei do Atrito: A força de atrito é proporcional à força normal; e 2ª Lei do Atrito: A força de atrito é independente da área aparente de contato. Charles-Augustin de Coloumb (1736-1806) 3ª Lei do Atrito: A força de atrito é independente da velocidade de deslizamento.
A Estática é a parte da mecânica que estuda os corpos que não se movem ou se movimentam em aceleração constante. Ela estuda as condições nas quais as forças atuantes sobre um corpo se equilibram. De acordo com a Segunda Lei de Newton, quando todas as forças de um sistema se equilibram, sua aceleração é nula.
O ato de empurrar um objeto pesado sobre uma superfície polida, por exemplo, é muito mais fácil que empurrá-lo sobre uma superfície rugosa e com falhas. Na superfície lisa, o coeficiente de atrito é menor que na superfície rugosa, indicando a maior facilidade de movimento do objeto.