Cereais: Arroz, aveia, centeio, cevada, milho, sorgo, trigo... Grãos ancestrais: Amaranto, millet, quinoa... Leguminosas: Alfafa, amendoim, ervilha, fava, feijões (Branco, Carioca, Corda, Fradinho, Jalo, Preto, Rajadinho, Vermelho...), grão-de-bico, lentilhas, soja, tremoço...
1. Cereais, pães e tubérculos. É o maior grupo alimentar e compõe a base da pirâmide alimentar, são os nutrientes energéticos. Nele, encontram-se os alimentos fontes de carboidratos como aveia, pão, arroz, farinhas integrais, batata doce entre outros.
Introduzir cereais na dieta é essencial para se manter saudável. Além de deliciosos, os cerais são fontes de fibras, vitaminas, omega 3 e mais uma série de nutrientes essenciais. Para quem está de dieta, o consumo regular de cereais é uma forma de se manter saudável e saciado por mais tempo.
Nutricionistas elegem os 10 melhores cereais para emagrecer
Quanto mais natural o cereal for, melhor. Dê preferência para farinha de trigo integral, flocos de aveia, farelo de aveia e de trigo, mueslis e granolas saudáveis", orienta a nutricionista Keli Coutinho. Quem sofre com alergia ou intolerância ao glúten deve evitar cereais com trigo ou centeio.
1. Calorias
- Iogurte com granola: De sabor doce, a granola ajuda a controlar os níveis de colesterol e da pressão arterial, proporcionando bem-estar ao organismo. Em união com o iogurte, essa dupla favorece o bom funcionamento do nosso corpo, beneficiando a qualidade do sono.
Para abastecer o organismo com energia para o resto do dia, a granola pode ser inserida no café da manhã, substituindo alimentos fonte de carboidratos - como pães, torradas e biscoitos - e acompanhada de iogurtes e leite (fontes de proteína e cálcio), indicadas nas versões desnatadas e light no caso de indivíduos que ...
Granola tradicional light Vitao: 149 calorias a cada ½ xícara ou 40 g; Granola sem glúten Sabor Vital: 37 calorias a cada colher de sopa de 10 g.
Esses alimentos possuem grandes quantidades de conservantes, açúcar, gordura trans, além de sódio e corantes, o que pode trazer problemas como aumento do nível de glicose (o que leva ao diabetes), colesterol, doenças cardíacas e cálculo renal.
Isso porque a granola contêm nutrientes que auxiliam no controle da pressão arterial. Assim, trata-se de um alimento ideal para quem deseja evitar problemas como derrames ou infarto.
Marcas como Mãe Terra, Jasmine e Tia Sônia oferecem boas opções, por isso estão no nosso ranking com as 10 melhores granolas disponíveis no mercado.
Como granola com o que? 6 combinações que são uma delícia