Para Aristóteles, é praticar justiça e esse preceito está relacionado com a “Justa Medida”. ... A ética aristotélica é também conhecida como “Ética Teleológica”. Esse termo é de origem grega da palavra “Telos”, que significa “finalidade”. Aristóteles afirma que tudo possui uma finalidade, que é ser feliz.
A filosofia de Aristóteles, quando fala sobre a ética, afirma que a função da ética e da vida humana é atingir a felicidade, logo podemos dizer que é uma ética teleológica na medida que aponta um objetivo e os caminhos para atingi-lo.
A ética aristotélica inicia-se com o estabelecimento da noção de felicidade. Neste sentido, pode ser considerada uma ética eudemonista por buscar o que é o bem agir em escala humana, o agir segundo a virtude. A felicidade é definida como uma certa atividade da alma que vai de acordo com uma perfeita virtude.
A ética, nas obras Aristotélicas diz respeito ao indivíduo, enquanto a política considera o homem na sua dimensão social. Como conceito aristotélico de ética podemos dizer que é a arte de viver, ou “saber-viver”, agregando valores, boa utilização dos prazeres, ação virtuosa.
Pense positivo Isso pode parecer clichê, mas o pensamento positivo ainda é uma das chaves para a conquista da felicidade. Não é a situação em si, mas sim a forma como respondemos à esta. Agir frente as “situações problema” de forma mais leve e com foco na resolução torna a solução menos complicada.