Serve para proteger a última folha do trabalho, é opcional e permanece em branco. Cada uma das faces interiores que compõem a capa de um livro ou de quaisquer outros objetos que possuam capas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha.
A informação apresentada como: título, capa, edição, permitem que o leitor saiba do que se trata o texto, além de ser importante para fazer a referência. Uma resenha é caracterizada como um texto dissertativo argumentativo, isto é, o objetivo é apresentar as ideias acerca de um tema e se posicionar sobre o assunto.
A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.
Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita
Resenha crítica é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista. ... A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra.
Resenha crítica Também chamada de opinativa, nesse tipo de resenha, além de expor algo a respeito de um conteúdo, o autor dá a sua opinião de forma crítica, influenciando o comportamento dos leitores. ... O autor diz o que pensa acerca do texto ou do livro, opinando sobre o conteúdo e o estilo utilizado.
Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc. Como se trata de um texto que aborda outro texto, são necessários alguns procedimentos a fim de que as vozes dos autores (da resenha e da obra resenhada) não se misturem.
As principais características da entrevista são a oralidade e o discurso direto (reprodução integral da fala de um personagem). A primeira pelo fato de tratar-se de um diálogo e a segunda pois, na maioria das vezes, o diálogo é transcrito exatamente como foi conversado.
O termo “paródia”, derivado do grego (parodès) e significa “canto ou poesia semelhante à outra”. Trata-se de uma releitura cômica, geralmente envolvida por um caráter humorístico e irônico que altera o sentido original, criando assim, um novo.
Paródia consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista predominantemente cômico. ... A intertextualidade (criação de um texto a partir de outro existente) e a intratextualidade (referências de outro texto para confeccionar um novo trabalho) são características básicas das paródias.
A paródia consiste na recriação de um texto conservando a ideia central do hipertexto (texto de referência), mas atribuindo a ele efeitos mais sarcásticos, humorísticos e críticos. ...
substantivo feminino Imitação irônica, jocosa; obra que imita outra, com o propósito de satirizar ou ridicularizar seu conteúdo: seu filme será uma paródia da vida americana. Qualquer imitação cômica, caricata, que causa riso ou zombaria: com sua paródia, o autor mostra o ridículo da condição humana.
A paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária ou musical, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes. ... A paródia pode ter intertextualidade.
Z