Hidrólise é a quebra de uma molécula maior em moléculas menores na presença de água. Hidrólise salina ocorre quando um sal apresenta cátion de base fraco ou ânion de ácido fraco. ... A hidrólise das proteínas pode ocorrer na presença de um ácido ou de uma enzima.
Trata-se da constante de um equilíbrio químico que envolve a hidrólise de íons provenientes da água e do sal. A constante de hidrólise (Kh) refere-se a um equilíbrio químico estabelecido a partir da hidrólise de um sal (reação química que envolve um sal solúvel e a água).
A expressão para calcular a constante de hidrólise segue o padrão das constantes relacionadas com o equilíbrio químico, ou seja, multiplicação das concentrações dos produtos sobre a multiplicação das concentrações dos reagentes.
Na hidrólise salina, os íons provenientes da solubilização de um sal reagem com a água e formam apenas bases fracas ou ácidos fracos, uma vez que cátions e ânions provenientes de bases e ácidos fortes não sofrem hidrólise. Esses sais podem ter origens distintas de acordo com os íons que os compõem.
A solvatação é um mecanismo de dissolução em que íons negativos e positivos ficam envoltos por moléculas de solvente. ... Todo esse processo contribui para a estabilidade dos íons da solução, além de evitar que os ânios e cátions seu unam outra vez ao formar uma espécie de rede protetora, denominada camada de solvatação.