Para germinar os alimentos em casa, deve-se fazer os seguintes passos:
7 tipos de brotos comestíveis e por que acrescentá-los na dieta
Lave bem os grãos germinados em água corrente antes de utilizá-los. Você pode serví-los inteiros ou batidos em saladas, pastinhas (como o Homus, por exemplo), sucos e na finalização de sopas. Uma vez que os grãos germinados estão vivos, o ideal é não cozinhá-los em temperaturas acima dos 40-45°C (o que os “mataria”).
Podem ser germinados cereais integrais, como trigo, centeio, aveia e cevada; leguminosas, como soja, lentilha, tremoço, feijão mungo, alfafa e ervilha; além de agrião, rabanete, abóbora, girassol, linho e gergelim, sendo também os mais apreciados pela textura e sabor de seus brotos.
Os grãos germinados são alimentos vivos. Nos grãos germinados os nutrientes ficam mais intensificados do que se eles não tivessem sido germinados. Além disso, como eles estão pré-digeridos e são facilmente assimilados pelo organismo, estimulam os processos digestivos e regeneram a flora intestinal.
Como produzir brotos comestíveis em casa
Coloque de 2 a 3 colheres (sopa) de grãos (grão-de-bico, trigo), leguminosas (feijão, lentilha) ou sementes (girassol, gergelim, linhaça) em um vidro esterilizado de boca larga. Acrescente água filtrada até que fiquem todos submersos. 2. Deixe de molho por uma noite ou, no mínimo, por oito horas.
Como preparar: coloque a terra e misture com o adubo. Deixe, mais ou menos, uns três dedos da borda sem terra. Salpique o milho por todo o recipiente evitando que os caroços fiquem muito juntos. Cubra as sementes com terra – em torno de um dedo.
Como fazer a germinação do trigo?
Fazendo o preparo do solo para plantio de trigo
Para ter o máximo de benefícios, é recomendado que seja tomado um suco de grama de trigo em jejum, que deve ser feito espremendo as folhas. No entanto, o gosto do suco pode ser um pouco intenso e, por isso, para fazer o suco pode ser acrescentado frutas, por exemplo, para que o sabor seja mais suave.
A clorofila possui a mesma composição, só que o átomo central é de magnésio....Vamos aos brotos?
Coloque de 1 a 3 colheres (sopa) de grãos (trigo, grão-de-bico), leguminosas (feijão, lentilha) ou sementes (linhaça, girassol, gergelim) em um vidro de boca larga. Acrescente água até que fiquem todos submersos. 2. Deixe de molho por uma noite ou, no mínimo, por oito horas.
Basta comprar alguns grãos, que podem ser achados em lojas de produtos naturais, plantar num vaso médio, posicionar em um local iluminado e regar. Após uns cinco dias, os brotos já começarão a surgir. Deixe ficar do tamanho de capim e dê ainda verdinho ao seu filho.
Drene-as bem e coloque-as em uma tigela.
A maioria dos coelhinhos podem até gostar do alimento, mas um que está fazendo muito sucesso na internet gosta mesmo é de pipoca.
Mas eles também apreciam muito as plantas aromáticas como: erva cidreira, manjerona, capim santo (ou capim limão), erva doce (adoram!), etc. E cenouras!
Folhas de couve-flor: além de boas para os coelhos, esta é uma parte que geralmente vai para o lixo. Boa chance para aproveitar!