Resposta. Resposta: A movimentação de garimpeiros, escravos, funcionários da Coroa Portuguesa, comerciantes e a circulação da nova riqueza e arrecadação de impostos deram novos horizontes para o projeto de domínio e exploração de Portugal em relação à colônia.
As principais semelhanças entre a sociedade mineradora e a açucareira foram o uso de mão de obra escrava, existência de grandes diferenças sociais, predomínio de portugueses e descendentes em posições de prestígio e subordinação ao interesse colonial português.
A sociedade mineradora. O grande fluxo de pessoas na região das minas produzia uma estrutura social diferenciada. ... No final do século XVIII, essa camada social foi acrescida de elementos ligados aos núcleos de criação de gado leiteiro, dando início à produção do queijo de Minas.
A sociedade mineradora era composta por algumas camadas sociais, onde no topo encontravam-se os grandes, camada formada pelos mineradores, pelos altos funcionários da coroa, comerciantes, fazendeiros e administradores das minas.
Ora, Era essencialmente urbana, com três grupos bem definidos: a classe dominante, formada pelos administradores portugueses, grandes proprietários e a burguesia portuguesa; a classe média, formada por funcionários públicos, profissionais liberais e artistas; e os escravos.
A maior parte da população era composta de africanos escravizados, que formavam a base da estrutura social. Eram considerados propriedade dos senhores e faziam praticamente todo o trabalho na colônia. ... Quando integrados, geralmente engrossavam a base social como escravos.