A partilha do continente africano também ficou conhecida como processo de neocolonização em decorrência das alterações marcantes que foram realizadas no decorrer da conferência Berlim.
A Partilha da África entre as potências europeias dificultou a formação das nações africanas porque estabeleceu a ocupação, exploração e domínio do continente por décadas, alterando toda a geopolítica local.
A Conferência de Berlim, realizada entre 1884 e 1885, reuniu 14 potências do século XIX para debater a ocupação do continente africano. ... Conhecido também como partilha da África, esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.
Resposta. A partilha da África foi a divisão arbitrária do território devido a interesses dos países europeus e dos Estados Unidos. Essa divisão teve seu marco com a Conferência de Berlim iniciada em 1884 e só terminou no ano seguinte.
É preciso destacar que a Primeira Guerra Mundial foi um marco para colonização alemã no continente africano. Com a derrota na Grande Guerra a Alemanha perdeu seus territórios em África que foram divididos entre as principais nações europeias no período – França e Inglaterra.
Entre as colônias da Alemanha estavam o Togo, Camarões, a África Alemã do Sudoeste (atualmente a Namíbia), a África Alemã Oriental (atualmente Tanzânia), três territórios que estão atualmente na Papua-Nova Guiné (Kaiser-Wilhelmsland, o Arquipélago de Bismarck, e as Ilhas Salomão alemãs), e vários territórios no ...
A Itália foi responsável pela colonização da Líbia,Eritréia e a Somália(Somalilândia ou Somália-italiana.
Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode fica quase ao lado de Blumenau.