Ora, a palavra céu tem uma única sílaba – é um monossílabo –, razão pela qual não se enquadra nesse tipo de classificação. Como o som dessa palavra é emitido fortemente, é um monossílabo tónico constituído por um ditongo – céu – acentuado, porque éu se destaca pela acentuação gráfica da palavra.
substantivo masculino Espaço infinito no qual se localizam e se movem os astros. Parte do espaço que, vista pelo homem, limita o horizonte: o pássaro voa pelo céu.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 veio substituir o Formulário Ortográfico de 1943, definindo novas regras ortográficas para a língua portuguesa, comumente chamadas de "nova ortografia" ou "ortografia oficial". O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português.
A acentuação gráfica consiste na colocação de acento ortográfico para indicar a pronúncia de uma vogal ou marcar a sílaba tônica de uma palavra. Os nomes dos acentos gráficos da língua portuguesa são: ... acento grave (`) acento circunflexo (^)
No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911, 1920, 1931, 1945 e 1973. Portugal e Brasil colocaram em prática as regras do Acordo Ortográfico de 1990, enquanto os restantes seis países lusófonos ainda não o fizeram.
Resposta. Explicação: A ortografia é, portanto, uma convenção social. Estudiosos definem, de tempos em tempos, a melhor maneira de escrever as palavras - de acordo com objetivos diversos, como o de unificar a maneira de diferentes povos escrever ou para tornar a escrita mais lógica etc.
No último dia 1º de janeiro entrou em vigor no Brasil o novo acordo ortográfico, tendo como objetivo padronizar a ortografia e facilitar a comunicação entre os países que tenham como idioma oficial a língua portuguesa.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional firmado em 1990 com o objetivo de criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa.
A partir da nova regra ortográfica, o alfabeto brasileiro ganha mais três letras, passando de 23 para 26 letras no total.
O Acordo Ortográfico de 1990 inclui no alfabeto as letras k, w, e y.
A partir de 1º de janeiro de 2009, entrou em vigor a Nova Reforma Ortográfica. Desde então, mudanças ocorreram no que se refere à acentuação gráfica, ao emprego do hífen, trema e, sobretudo, ao nosso alfabeto. Este, que antes se compunha de 23 letras, agora se compõe de 26 letras.
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o alfabeto brasileiro passa a ter 26 letras, não 23. As letras K, Y e W passam a incluir o alfabeto da língua portuguesa.
O alfabeto oficial da língua portuguesa tem como base o alfabeto latino, também chamado de alfabeto romano, que é o sistema de escrita mais utilizado no mundo.
O alfabeto oficial da língua portuguesa é o latino ou romano. ... O alfabeto português é formado por 26 letras. As formas maiúsculas são: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.
Coloque acentos em letras existentes para criar novas letras e sons. Para manter o alfabeto curto, use acentos, aquelas pequenas marcas acima e abaixo de algumas letras para alterar a pronúncia. Geralmente, os acentos podem ir nas vogais, como a, e, i, o, u e y, e em algumas consoantes, como c, l, n, r, s, t e z.
COMO CRIAR UMA LÍNGUA ARTIFICIAL