Entretanto, não é recomendado aplicar colírio humano para cachorro. Além de ser um produto que não é fabricado para pets, você estará mascarando os sintomas sem descobrir o que há de errado com a saúde do seu amigo.
“O cuidado básico com os olhos dos gatinhos, assim que adotá-lo, é fazer a limpeza simples com soro fisiológico ou água filtrada usando gaze. Não indicamos limpar com algodão porque, às vezes, pode soltar um fiapo no olho”, alerta a especialista.
Em todos os casos citados, limpar os olhos do animal com soro fisiológico é uma alternativa para que alivie o problema, mas não é uma forma de tratá-lo! Vale lembrar que os olhos são extremamente delicados e que grande parte das lesões causadas neles podem ser irreversíveis.
Analgésicos, como a dipirona, servem para aliviar a dor. Entretanto, é importante lembrar que a dor é um sintoma, e não uma doença. Em outras palavras, as dores indicam para o corpo que algo está errado. O mais importante nesse caso é encontrar a origem do desconforto e, assim, ajudar o peludo a se recuperar.
Unhas arrancadas e quebradas
Nesses casos, será preciso limpar a ferida e usar uma pomada cicatrizante. O tratamento deve ser prescrito pelo médico-veterinário e costuma ser rápido. Assim, logo o gato mancando da pata traseira ou dianteira estará curado.
O gato está mancando: é sinal de patologias que afetam ossos, músculos ou articulações. Veja se há sinal de inchaço ou ferimentos. O gato não consegue saltar (normalmente ou como anteriormente): pode ser sinal de doenças que atingem ossos, articulações, músculos ou fraqueza generalizada.
Meu gato está mancando e com a pata inchada Isso é mais comum em feridas produzidas por mordidas, uma vez que numerosas bactérias habitam na boca dos animais que são transmitidas no momento da mordida. A infecção que se desenvolve sob a pele pode explicar a inflamação de uma pata.
Lesões nas patas Algumas vezes, o gato pode estar com dificuldades de andar por conta de uma lesão simples nos membros. Pode ser um ferimento doloroso originado de uma briga ou algum machucado com cacos de vidro ou carrapichos, por exemplo. Examine bem as suas pernas e patas, procurando qualquer coisa fora do normal.
A cinomose nos gatos provoca depressão, anorexia, vómitos e febre alta. A desidratação severa aparece como consequência destes sintomas. Costuma ocorrer com diarreias e em certas ocasiões apresentam melenas e icterícia.
Dores pós-cirurgia: fique atento aos sinais no seu gatinho
A primeira coisa a observar é se as extremidades dele estão geladas. Sinta com os dedos a temperatura do nariz, das orelhas e da pontinha do rabo. Se estão quentinhas, o gato não está com frio. Se estão geladas, ele precisa de mais tocas e mantinhas.
Dicas para evitar que o seu gato sinta frio Uma boa forma de evitar que o seu gato tenha frio quando está em casa é fechar as janelas, ligar o aquecimento ou os radiadores e manter um ambiente quente e confortável, tanto para ele como para nós.
2 – Todo gato merece um lar quentinho! Reserve um ambiente da casa que seja quentinho e isolado para o felino dormir. Faça uma caminha com cobertas e deixe um ninho bem aconchegante para o peludinho, tudo que aumenta o calor corpóreo do animal é um bom aliado para conter o frio.
Apesar dos pelos, os cachorros e gatos podem sim sentir frio. Primeiro, é importante ressaltar que algumas raças sentem mais frio do que outras em função do tipo de pelagem. Animais com pelos longos e em maior quantidade tendem a ficar mais quentinhos.
pingüins
Se você alguma vez passou longos minutos com um gatinho dormindo em sua barriga, deve ter percebido que esses pets são fofos e quentinhos. Essa percepção acontece pois a temperatura corporal dos gatos fica entre 38 °C e 39,2 °C. Apenas alguns graus acima da temperatura dos humanos.
Saiba como proteger seus animais no inverno
Você pode optar por moletons de tecidos quentinhos e pela opção que melhor combina com o estilo do cachorro. Para cães que sentem menos frio, você pode usar camisetas ou roupas mais leves. Se você tem dois animais que costumam brincar muito, por exemplo, aquelas feitas de linha talvez não sejam uma boa ideia.
Cobertores e mantas para esquentar seu pet Primeiro coloque uma caminha para cachorro ou colchonete para deixar a casinha macia, confortável e aquecida. Depois coloque algumas mantas e cobertores para pet. A quantidade varia de acordo com a temperatura. Dias mais frios pedem mais mantas pets.
Cachorro com frio precisa de abrigo quente Para isso, providencie uma casinha no tamanho adequado e a deixe em um local coberto de longe de vento. Dentro da casinha, coloque um colchonete e um cobertor para proteger bem o peludo. No geral, em dias com temperatura não muito fria esse cuidado é suficiente.
Os sinais de que o seu cachorro está com frio