Ação social afetiva: também chamada de "ação social emocional", nesse caso, ela é motivada e gerada pelos sentimentos de seu agente em relação aos outros. Ação social tradicional: o próprio nome já indica que esse tipo está vinculado aos hábitos e costumes compartilhados por uma sociedade.
O conceito de “ação social” é concebido por Weber como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor. Em outras palavras, uma ação social constitui-se como ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
tesla (T)
Atributividade. Como vimos nos pontos anteriores, a moral estabelece obrigações que não podem ser exigidas por um terceiro, enquanto o direito estabelece relações entre pessoas diversas, atribuindo ao sujeito passivo uma obrigação que pode ser exigida pelo sujeito ativo.
Normas jurídicas Coercibilidade é uma qualidade que a norma jurídica tem, de autorizar a utilização da força física para o seu cumprimento, é a possibilidade do uso da coação.
É preciso estabelecer a distinção entre Direito e moral. ... A moral é unilateral, pois não existe sanção para o descumprimento da norma. O Direito é bilateral, pois, além de impor comportamento, determina também a sanção, daí se dizer que é bilateral-atributivo.
Resposta. Pois bem, a moral é unilateral porque ela tem como indicação um dever, porém não tem imposta uma regra obrigatória. Diferente de quando há o descumprimento do direito, isso gera uma infração, ou uma sanção, dessa maneira tornando o direito bilateral, pois tanto aplica deveres quanto atribui direitos.
Unilateral é algo que está situado de um só lado, que se inclina para um só lado ou que atende a um só lado. ... Medida unilateral é a que só atende às razões e aos interesses de apenas uma das partes em questão. Iluminação unilateral é aquela que está direcionada apenas para um lado, que ilumina só um lado.
Unilaterais criam obrigações unicamente para uma das partes. ... Prestação a cargo de uma só parte, mesmo envolvendo duas partes e duas declarações de vontade. Bilaterais geram obrigações para ambos os contratantes. Ex: compra e venda, locação, contrato de transporte.