A dosagem é medida de acordo com o tempo de vida do medicamento no nosso organismo. Então, quando o médico indica que o antibiótico deve ser tomado em intervalos de 6/8/12 horas, ele está levando isso em conta. Se o paciente toma antes do período indicado, pode ter superdosagem da droga.
Por exemplo: tomar o medicamento às 6h, 14h e 22h. Para os medicamentos que devem ser tomados de 6h em 6h, a melhor opção é: 6h, 12h, 18h e meia noite. Já os medicamentos que são tomados de 4h em 4h vão exigir que o paciente acorde ao menos uma vez de madrugada para tomá-los.
Na receita médica está escrito “tomar 1 comprimido, por via oral, a cada 8 horas por 7 dias”. Vamos entender o que foi prescrito: 8/8 horas = três vezes por dia = 1+1+1 = 3 comprimidos por dia. 3 comprimidos por dia x 7 dias (de tratamento) = TOTAL = 21 comprimidos.
A dose de amoxicilina e o horário do tratamento variam de acordo com a infecção a tratar e, por isso, devem ser sempre indicados pelo médico. No entanto, na maioria dos casos as recomendações gerais são: Para adultos e crianças acima de 40 kg, a dose recomendada é de 250 mg via oral, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas.
Alguns medicamentos precisam ser tomados em horários bem estabelecidos — de 4 em 4 horas, 8 em 8 horas ou 12 em 12 horas, como os antibióticos, por exemplo. Já outros, devem ser ingeridos somente de manhã ou à noite, como é o caso dos utilizados para diminuir a pressão arterial e para dormir.