Pronomes de tratamento - Você, senhor, vossa excelência e outros
Quando se usa “seu” (1) “seu” é pronome possessivo e se refere à terceira pessoa do singular (ele/ela). O feminino e o plural são: sua, suas, seus. (2) é usado para indicar que algo ou alguém pertence ou diz respeito à pessoa de que se fala (ele/ela, no caso).
Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.
Portanto, “nos” se refere ao pronome oblíquo átono relacionado à primeira pessoa do plural e é objeto direto ou indireto nas orações. Já “nós” corresponde a primeira pessoa do plural do caso reto e exerce função de sujeito. Quanto a “noz”, esta palavra se refere ao fruto da nogueira.
A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.
Se você inverter a ordem, dirá: Nós somos o cliente. O sujeito é o pronome nós, portanto. A regra então é: nas frases com o verbo ser que tenham um pronome pessoal, a concordância verbal se faz com o pronome: O cliente somos nós.
Sim, está correto. O termo Continente é deslocado para o início da frase para efeitos de destaque ou foco. No entanto, o sujeito da frase é «todos nós».
Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.
Significado de Todos pronome indefinido plural Conjunto de coisas ou pessoas não especificadas nem determinadas; quaisquer: todos irão ao casamento? Número máximo de pessoas ou coisas: todos vaiaram o discurso; machucou todos os dedos. ... Plural de todo, do latim totus,tota,totum, "inteiro".
Tudo é um pronome indefinido absoluto invariável que funciona normalmente como sujeito, complemento objecto directo e complemento objecto indirecto. Exemplos: «Tudo chegou em ordem.» «Ela viu tudo.» «Ele dá atenção a tudo.»
Significado de Serelepe substantivo masculino [Figurado] Que demonstra muita esperteza; ardiloso. [Figurado] Que está repleto de graciosidade; atraente.
se·re·le·pe pe. 1. [Brasil] Que ou aquele que é atraente, faceiro, gracioso, provocante. ... [Brasil] Que ou aquele que é esperto, ágil, vivaço.
1 inquieto, irrequieto, agitado. 2 esperto, vivo, astuto. 3 faceiro, gracioso, lindo. 4 caxinguelê, esquilo.
substantivo masculino [Brasil] Zoologia. Tipo de esquilo (Sciurus aestuans) que, sendo encontrado na Amazônia e em certas partes do litoral brasileiro, possui aproximadamente 20 centímetros de comprimento, de pelagem marrom-oliácea e possuidor de uma longa cauda. Etimologia (origem da palavra caxinguelê).
Não é à toa que, em tupi, suçuarana quer dizer 'veado falso' (foto: Paula Hanna Valdujo). A palavra suçuarana, a propósito, está na origem de cougar, um dos nomes usados na língua inglesa para se referir a Puma concolor.
“Araponga” deriva, segundo o Houaiss, do tupi gwïra'ponga (ave sonante), forma atestada desde o século 16 para uma espécie de pássaro (Procnias nudicollis).
A maioria dos esquilos sul-americanos pertence à tribo Sciurini e habita principalmente ambientes florestados – no Brasil, estão distribuídos pela Mata Atlântica e Amazônia.
Esse animal conhecido mundialmente por fazer diques e barragens, e descrito como um fanático por essa arte, pertence à família Castoridae. Uma família onde residem roedores semiaquáticos. Existem, atualmente, duas espécies na natureza, sendo uma terceira já extinta.
Os esquilos vivem em todos os continentes, exceto na Antártica e na Oceania. Esquilos arborícolas fazem suas casas nas árvores. Esquilos do solo vivem em buracos sob as pradarias, nos desertos e nos campos. São animais pequenos.
Famosos nos filmes e séries americanas, os guaxinins são muito conhecidos pela plumagem volumosa, rabo listrado e um detalhe nos olhos que lembra uma máscara. O que pouca gente sabe, porém, é que o Brasil abriga uma espécie da mesma família, popularmente conhecida como mão-pelada (Procyon cancrivorus).
🔥Compre guaxinim como animal de estimação a partir de 44 BRL — 📦Frete grátis, 💰ótimos preços e⭐avaliações reais no Joom.
O habitat preferido do guaxinim são florestas próximas à água e pântanos. Durante o dia, ele dorme em árvores ocas, buracos em pedras ou no chão. É muito adaptável e, hoje, é encontrado também em áreas urbanas, sendo também encontrado como espécie invasora na Alemanha, áreas da antiga URSS e Japão.
Uma diferença significativa entre estes animais diz respeito a mão do guaxinim que é pelada, nome pelo qual também é conhecido no Brasil. Outra diferença diz respeito ao porte, os guaxinins tem comprimento médio menor do que o dos quati, podendo chegar aos cinquenta e quatro centímetros a um metro.