EQST

Quais Os Direitos E Deveres De Um Jovem Aprendiz?

Quais os direitos e deveres de um jovem aprendiz? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais os direitos e deveres de um jovem aprendiz?

Direitos do Jovem Aprendiz

  • Remuneração de ao menos um salário mínimo por uma jornada de 6 horas de trabalho.
  • Pausa para alimentação de 15 minutos. ...
  • Vale-Transporte.
  • Vale-Refeição.
  • Curso de capacitação profissional.
  • Férias remuneradas.
  • Carteira de trabalho assinada.
  • FGTS.

O que um jovem aprendiz precisa saber?

Para participar do programa é preciso ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado ou já ter concluído o Ensino Médio. Estudantes de escolas públicas podem ter preferência na seleção e a frequência e o desempenho escolar também podem ser diferenciais no processo de recrutamento.

É possível renovar contrato de jovem aprendiz?

Pelo mesmo motivo, o contrato não pode ser renovado, independente do tempo do contrato anterior, mesmo que com outro conteúdo, pois ao final do contrato já se atingiu o objetivo do programa de aprendizagem que é a formação técnico-profissional do aprendiz.

Quem já trabalhou como menor aprendiz pode trabalhar de novo?

Não tem nada na legislação que proíba isso de acontecer ... Pode ser aprendiz novamente, mas vale lembrar que a aprendizagem tem como objetivo oferecer a oportunidade do jovem ter experiência e conhecimento suficiente para poder conseguir uma vaga efetiva.

Como sair do Jovem Aprendiz?

No caso de pedido de demissão do empregado, mesmo em se tratando de menor aprendiz, orientamos que seja o pedido formalizado de próprio punho, e caso a aprendiz seja menor de idade, conste também assinatura do responsável. A empregada não terá direito ao aviso prévio, também não será descontado.

Como calcular rescisão do contrato de trabalho?

É o salário proporcional aos dias trabalhados, acrescido de horas extras e adicionais. Para calcular, basta dividir o valor do salário mensal pela quantidade de dias do mês da rescisão. Em seguida, multiplique o resultado pelos dias trabalhados.