O prumo é um instrumento para detectar ou conferir a vertical do lugar e elevar o ponto. Ele pode ser adaptado a um prisma ortogonal ou um tripé. Sua utilização é obrigatória na construção civil, uma vez que os traços providenciados pela engenharia passam por ângulos retos.
O PRUMO, REPRESENTA A PALAVRA DE DEUS. O prumo como palavra de Deus é o instrumento que Deus usa para ajustar a nossa vida de comunhão e santidade com Ele. Assim como o construtor usa o prumo para garantir que a estrutura está segura, Deus usa o seu prumo Divino (a sua palavra) para avaliar nossa vida.
O prumo consiste em pequeno peso de metal é preso à extremidade de um cordão, enquanto a outra extremidade possui uma base (geralmente um pedaço simples de madeira) para referência. Para fazer a medição, basta encostar a base no local a ser verificado e soltar o peso, que deve ficar totalmente paralelo ao cordão.
Nível se comprova que a base do edifício está completamente plana,evitando assim que possam existir desníveis e deformidades no terreno. Prumo desempenha um papel fundamental pois graças a ele o edifício se eleva,vertical e perpendicularmente.
O prumo é o equipamento utilizado para posicionar na direção vertical os elementos de uma construção. É utilizado no assentamento da parede aprumando os blocos iniciais e finais de cada fiada, na marcação das mestras superiores do reboco de uma parede, na obtenção de eixos de elementos estruturais de uma fundação, etc.
A importância de usar prumo, nível e esquadro Ao encostar a parte de madeira do prumo na área superior da parede e esticar o fio até embaixo, o pêndulo não deve ficar encostado ou afastado demais, apenas próximo.
O prumo pode ser usado também para traçar uma linha vertical em uma parede existente:
O recurso da linha de pedreiro ajuda em várias marcações durante a obra. Como o levantamento de tijolos em uma parede de alvenaria, por exemplo. Serve ainda para marcar níveis de altura e espaçamento, entre outras tarefas importantes.
Afinal, quais são as principais ferramentas de pedreiro?
Um pedreiro apesar de desempenhar funções básicas em uma obra, necessita também ter conhecimentos de alguns aspectos importantes da construção, como saber consultar plantas, saber realizar marcações em um terreno de uma obra, além de procurar possuir um conhecimento dos tipos de materiais e equipamentos disponíveis ...
Nível é a verificação se os elementos estão alinhados horizontalmente. ... Uma referência de nível também pode ser transportada para outro ponto da obra com o uso de “mangueiras de nível” ou “nível a laser”, formando um “plano horizontal”.
O nível é um instrumento para indicar ou medir inclinações em planos utilizado por carpinteiros, pedreiros, engenheiros, eletricistas, agrimensores e inclusive por fotógrafos, profissionais de vídeo e astrônomos.
O nível de bolha é uma das. Ele é uma ferramenta para aferição do plano horizontal, por meio de bolhas de ar introduzidas em tubos com uma certa quantidade de um líquido verde meio viscoso em seu interior.
Tem 30 cm. Já está disponível. Pode entrar no anúncio de R$320,00.
Para calibrar, ponha o nível na mesa na posição normal e use a chave phillips para girar cuidadosamente. Ao girar, vai perceber que a bolha vai começar a se mover. Continue girando até que a bolha fique no centro e corretamente alinhada.
O nível poderá ser de bolha, digital ou a laser. Este último é mais indicado para a construção civil e os bons são mais caros. Para as atividades dentro de casa, como aquelas que citei no começo, o mais prático e recomendado é o nível de bolha.
Deite a caneta e desenhe duas marcações exatamente no centro da caneta, uma de cada lado da bolha. Estas marcações vão indicar o nível da linha: quando a bolha estiver centrada entre os marcadores a caneta vai estar nivelada.
Fixe firmemente uma tábua vertical, mais larga do que o ponteiro, a uma régua com os cantos perfeitamente acabados e trace uma linha ao longo da referida tábua, a 90° em relação à base da régua. Pregue o ponteiro na linha vertical de modo que este possa oscilar livremente.
Tirando o nível com uma mangueira
Utilize um lápis de pedreiro e uma trena para marcar a primeira parede. Em seguida, encha a mangueira e deixe 20 cm de espaço sem água. Depois disso, pode tirar o nível normalmente com a mangueira de água parada e encontrando o equilíbrio entre um ponto e o outro.
Alguns profissionais atuam no nivelamento de um terreno sozinhos, o que dificulta o uso de uma mangueira de nível, pois exige a ajuda de um auxiliar. Atualmente, o meio mais eficiente em tirar nível sozinho é por meio do uso de um nível a laser, que fornece informações precisas.
Considerando que não pode haver bolhas dentro dela, o melhor modo de fazer isso é colocar uma de suas pontas em um balde com água, num lugar elevado, e sugar a outra extremidade com a boca. Mangueira pronta, é hora de tirar o nível do terreno.
A água deve ser colocada lentamente para evitar a formação de bolhas.
A mangueira de nível é usada para fazer o nivelamento em uma obra. Ela deve ser transparente para facilitar a visualização da água que estará dentro, bem como da possível formação de bolhas.
O indicado é que as mangueiras industriais sejam lavadas com jatos de água fria, quente e com vapor de água. A temperatura depende do tipo de material que passa pelas mangueiras. Essa é uma maneira eficaz de diminuir a população de microorganismos presente nas mangueiras.
Mangueira de nivel de pedreiro r$2,50 o metro.