A meiose é um processo observado na formação dos gametas, verificando-se o surgimento de células com metade do número de cromossomos. Essa redução no número de cromossomos é fundamental para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, pois os gametas, ao se fundirem na fecundação, unem seu material genético.
A intérfase (ou interfase) é o período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas. Nessa fase de intervalo entre meioses/mitoses da célula não só cumpre suas atividades vitais como também reúne condições para se dividir e originar células-filhas.
A interfase é uma das principais fases do ciclo celular e ocorre em três etapas: G1, S e G2. Pode-se dizer que é o estágio de preparação da célula para a divisão, pois ocorre seu crescimento e a duplicação do DNA.
A interfase é quando a célula apresenta intensa atividade, sendo a mitose precedida e sucedida por ela. A interfase pode ser subdividida em três fases: G1, S e G2, as quais estão explicadas, detalhadamente, a seguir.
A interfase é o peíodo em que a célula não está em divisão. G1: inicia no fim da divisão celular e termina antes da síntese do DNA. ... S: ocorre à replicação do DNA, está comprometida em enviar as informações genéticas para célula-filhas. G2: ocorre a duplicação dos centríolos.
- S: onde ocorre a duplicação do DNA; - G2: fim da duplicação do DNA, antecedendo a mitose propriamente dita. A mitose dura aproximadamente 45 minutos e é convencionalmente dividida em: prófase, metáfase, anáfase e telófase, sendo o último evento a citocinese, que corresponde à divisão do citoplasma.
Quando as células produzem células idênticas, através da duplicação celula, chamamos o processo de mitose. E quando produzimos células com metase do número de cromossomos, seja para formar gametas, em animais, seja para formar novos indivíduos em vegetais, o processo é chamado de meiose.
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares.
A mitose é um tipo de divisão celular que origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas características. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. ... Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
metáfase
a) A figura 1 diz respeito à meiose (imagem abaixo) e a figura 2 se trata de uma divisão mitótica. Nós podemos diferenciar os dois processos de divisão celular mostrados na imagem ao analisarmos os seus produtos. A figura 1 gera quatro células-filhas haploides.
Resposta. Resposta: a) Meiose porque há disjunção de cromossomos homólogos e crossing-over.
Resposta. Resposta: A mitose: ela gera duas novas células iguais (2n), enquanto a meiose se dividi gera 4 células com metade do material da célula mãe (n).