Em resumo, a função de produção é uma classificação das possibilidades de produção. Este montante máximo de produção que pode ser produzido é o chamado Produto Total. O Produto Médio de um insumo é o produto total dividido pelo montante do insumo utilizado para produzir este produto.
Economia ecológica é um campo de estudo transdisciplinar, que reconhece a interdependência da economia e dos ecossistemas naturais ao longo do espaço e do tempo. Ela se distingue de economia ambiental, a qual se baseia na teoria da economia neoclássica.
R: Poupança agregada é a parte da renda nacional que não é consumida no período, enquanto investimento agregado é o gasto com bens que foram produzidos mas não foram consumidos no período, e que aumentam a capacidade produtiva da economia nos períodos seguintes.
Nesse sentido, podemos concluir que para cada aumento em alguma das contas que compõe a equação do PIB, sendo elas, consumo, investimento, gastos do governo ou exportações líquidas (Y = C + G + I + NX), haverá um aumento maior que o inicial na renda nacional.
O multiplicador monetário é uma ferramenta utilizada pelos bancos para ampliar a oferta de moeda em uma economia. Quando você deposita R$ 100 em um banco, ele não é obrigado a manter todo este valor em conta. Ele pode emprestar uma parte deste dinheiro, fomentando o crédito da economia.
O multiplicador monetário é um instrumento para a política monetária que pode ser utilizado pelo Banco Central, tanto em tentativas de expandir a base monetária quanto em tentativas de contraí-la.
O multiplicador bancário ou multiplicador monetário ou, ainda, "efeito multiplicador do crédito" corresponde à relação entre oferta de moeda e base monetária existente em determinado momento no sistema econômico. Traduz a capacidade dos bancos de ampliar a base monetária através do crédito.
Base monetária
O Banco Central não controla diretamente a quantidade de moeda em circulação na economia. O que ele controla é a chamada base monetária, composta pelo papel-moeda em poder do público e pelas reservas (compulsórias e voluntárias) que os bancos mantêm junto ao Banco Central.
d) Qual a diferença entre os conceitos de base monetária e meios de pagamento? R: A base monetária é a soma da moeda manual em poder do público e das reservas bancárias (técnicas, compulsórias e voluntárias). ... R: O multiplicador monetário é o quanto os bancos criam de moeda a partir da moeda em poder do público.
A massa monetária de uma economia corresponde a uma definição lata de moeda que engloba diversas formas de ativos monetários. ... A soma da moeda metálica com o papel-moeda constitui o numerário de uma economia.
O termo é o equivalente popular à ação de aumentar a base monetária do país – constituída por reservas bancárias e pelo papel moeda em poder da população. Para efetivar essa ação, o Banco Central precisa comprar títulos do Tesouro Nacional e dólares a fim de financiar essa expansão.
Os instrumentos mais utilizados pelo Banco Central para alargar a base monetária são: i) As alterações nas exigências de reserva legal dos bancos, onde um percentual especificado sobre os depósitos a vista ou a prazo onde é feito o recolhimento em moedas ou títulos de dívida pública; ii) As operações de mercado aberto, ...
Por moeda, ou estoque monetário, entendemos a sua definição mais restrita, depósitos à vista mais papel-moeda e moeda metálica em poder público. No item 2 consideramos a oferta e os instrumentos monetários, e no 3 estudamos a procura da moeda.