Dotadas de ossos finos, leves e não maciços (que ajudam na redução do peso), as aves apresentam ossos pneumáticos que se unem a sacos aéreos (bolsas que saem dos pulmões), com a função de diminuir a densidade do animal, facilitando o voo e a natação (no caso de aves que mergulham).
Há duas explicações para a escolha dessa formação de voo pelas aves. A primeira consiste na economia de energia que ela proporciona. Atrás do corpo da ave e, principalmente, das pontas de suas asas, o ar se move de uma forma desordenada, conhecida como turbulência. Por que algumas aves voam em bando formando um V?
As aves são vertebrados que descendem dos répteis e após passarem por um período evolutivo complicado, atualmente possuem as seguintes características: são vertebrados amniotas, alantoidianos e homeotérmicos; ... existência de um só côndilo ocipital e escamas nas pernas e nos pés (heranças deixadas pelos répteis);
Resposta: Todas as aves apresentam BICO, ASAS e PENAS. Os bicos e as asas não são exclusivos das aves, ou seja, outros animais também os possuem. As penas, por sua vez, são características exclusivas.
A asa de uma ave, a nadadeira anterior de um golfinho e o braço de um homem, ainda que muito diferentes, possuem estrutura óssea e muscular bastante parecidas. A semelhança pode ser explicada admitindo-se que esses seres tiveram ancestrais em comum, dos quais herdaram um plano básico de estrutura corporal.
Assim como as escamas córneas dos répteis, são multiplicações epidérmicas cujas células acumularam grandes quantidades de queratina. É a principal característica que distingue as aves de outros animais. São divididas em seis tipos: penas de contorno, semiplumas, fitoplumas, plumas, pulviplumas e cerdas.
São elas: Os pássaros possuem capacidade de canto, ou seja, são aves canoras; Os pássaros possuem pé anisodáctilo, ou seja, possuem três dedos voltados para frente e um dedo voltado para trás; Os pássaros não possuem membrana na base de seu bico.
Os pelos e as glândulas mamárias são as características que distinguem os mamíferos dos outros vertebrados.
Resposta. 1-As aves põem ovos,e deles são gerados os pintinhos . Alguns répteis também se reproduzem através de ovos ,mais não são todos. 2-Possuem escamas ,os répteis como as cobras em todo o corpo e as aves na parte das pernas.
A principal semelhança entre as aves e os répteis na reprodução consiste no fato de que ambos nascem de ovos, ou seja, são ovíparos e apresentam um líquido amniótico responsável pela nutrição do embrião durante seu desenvolvimento. ... Muitos pesquisadores acreditam que as aves tenham evoluído de uma espécie de réptil.
Adaptação das aves ao voo
Resposta. Répteis têm corpo coberto de escamas de origem epidérmica e as Aves têm o corpo coberto de penas. Répteis têm coração com 2 auricolo e um ventrículo com um septo incompleto ( só os crocodilos têm 2 auricolo e 2 ventrículo) e são animais de sangue frio ou de temperatura variável.
Têm sempre regulação térmica interna, tal como no caso dos mamíferos. ... Os répteis possuem adaptação importante para a vida terrestre: tal como as aves e os mamíferos, os seus embriões possuem uma membrana protectora — a membrana amniótica —, o que faz com que os seus ovos possam desenvolver-se fora da água.
A relação de parentesco da classe Aves com a Reptilia (répteis) cria polêmica na comunidade científica desde os anos 1860. Foi Huxley o primeiro a afirmar que as aves nada mais são do que "répteis glorificados". ...
Os répteis são animais muito bem-adaptados à vida no ambiente terrestre. O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas.
Fotos das espécies de répteis mais conhecidas:
Herpetologia é um ramo da ciência que estuda os grupos de anfíbios (rãs, sapos, salamandras, tritões e cecílias/cobras-cegas) e répteis (cobras, lagartos, anfisbenídeos, tartarugas, cágados, tartarugas marinhas, crocodilos e os tuataras).
Réptil é um termo utilizado para referir-se a animais com pele grossa, com respiração pulmonar e que, geralmente, botam ovos, como as serpentes, os crocodilos e as tartarugas.
Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.
Onde vivem os répteis Os répteis podem ser encontrados em todo o mundo, exceto em áreas muito frias. O maior número e a maior variedade de répteis encontra-se nos países de clima tropical, como o Brasil. Esses animais podem viver na terra, em árvores, em túneis subterrâneos ou na água.
Os répteis são encontrados em todos os continentes, apesar de suas principais distribuições compreenderem os trópicos e subtrópicos. Não possuem uma temperatura corporal constante, são ectotérmicos e necessitam do calor externo para regulação da temperatura corporal, por isso habitam ambientes quentes e tropicais.
Os anfíbios são animais que, em sua maioria, vivem a primeira fase da vida na água, em forma de larva, e a vida adulta na terra, em lugares úmidos ou dentro de corpos d'água, como lagoas. Eles foram os primeiros vertebrados (animais que têm espinha dorsal) a se adaptar à vida terrestre.
Anfíbios