O exame antiendomisio e anti transglutaminase igg e iga detectam a intolerância ao glúten como a doença. O exame antiendomisio e anti transglutaminase igg e iga detectam a intolerância ao glúten como a doença celíaca ? Estes exames podem auxiliar no diagnóstico ou na exclusão da doença celíaca.
Anti-tTG - Anti transglutaminase tecidual, IgA : A transglutaminase tecidual é uma enzima cálcio dependente que apresenta funções múltiplas, incluindo a catálise protéica ou a incorporação de aminas nas proteínas. É considerado o teste mais sensível e específico para DC.
Interpretação clínica: O resultado reagente sugere o diagnóstico da Doença Celíaca associada ou não à Dermatite herpetiforme. Resultados falsos negativos podem ocorrer na deficiência de IgA, em menores de 5 anos de idade, ou pacientes com baixa ingesta de glúten da dieta.
A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.
Interpretação: Causa comum de má absorção de um ou mais nutrientes ocorrendo em várias faixas etárias, a doença celíaca não têm etiologia conhecida, mas aparentemente há contribuição importante de fatores ambientais, imunológicos e genéticos.
Quando atinge a lâmina própria do intestino delgado, a gliadina sofre deaminaçao pela transglutaminase, tornando-se um peptídeo que se liga com maior avidez às moléculas do HLA DQ2/DQ8 das células apresentadoras de antígenos, levando a intensa resposta proliferativa de clones de linfócitos T CD4+, desencadeando ...
Teste útil para diagnostico e monitorização do tratamento da Doença Celíaca (DC) e da Dermatite Herpetiforme. Na DC, a ingestão de gluten leva à produção de anticorpos IgG e IgA anti-gliadina e anticorpos anti-endomísio. Resultado negativo não afasta completamente DC.
Lista de alimentos que contém glúten
Sabe-se que os marcadores DQ2 e DQ8, componentes do antígeno HLA, estão associados à doença celíaca. Enquanto na população normal 90% dos indivíduos apresentam DQ2 e 10%, o DQ8; para a investigação da condição, estes marcadores atuam como etapa no diagnóstico de exclusão.
A sigla HLA é uma abreviatura originada da língua inglesa (Human Leucocyte Antigen), e significa antígeno leucocitário humano. Formam um grupo especial de proteínas localizadas na superfície de quase todas as células do corpo humano.
Encontrado na farinha (a de trigo é a mais rica neste composto), o glúten é composto por dois grupos de proteínas: as gliadinas e as gluteninas. As primeiras são prolaminas responsáveis pela extensibilidade da massa. Já as gluteninas são as responsáveis pela elasticidade da massa.
Os linfócitos intraepiteliais (IEL) são linfócitos T que apresentam a função de manter e proteger a barreira mucosa, além de regular e manter a home- ostase intestinal. A presença de numerosas células linfoides inatas (ILC) também tem sido implicada no mecanismo imunológico de regulação intestinal.
Anatomopatologia da biópsia do duodeno por via endoscópica: a mucosa normal apresenta uma relação vilo/cripta de 3/1 e a presença de no máximo 20% de linfócitos intra-epiteliais (sendo 90% de CD8); eventualmente, até 10% deste infiltrado pode ser formado por linfócitos gama-delta.
Imunidade das mucosas A defesa contra microrganismos que entram pelo trato gastrintestinal e respiratório é realizada pelos anticorpos, principalmente pela IgA, que são produzidos nos tecidos linfoides mucosos e secretados através do epitélio mucoso para o lúmen dos órgãos(1).
A principal função biológica da IgA é a proteção contra microorganismos invasores como vírus e bactérias nas superfícies das mucosas, inibindo o mecanismo de aderência desses às células epiteliais.
As moléculas de anticorpo são subdivididas em classes de imunoglobulinas definidas pelos domínios constantes de suas cadeias pesadas. As cadeias pesadas são representadas pelas letras gregas μ, γ, α, δ, ε, e as imunoglobulinas são denominadas de IgM, IgG, IgA, IgD e IgE respectivamente.
Como os anticorpos são produzidos? Os anticorpos são produzidos pelos plasmócitos, que são formados pela diferenciação dos linfócitos B. O processo inicia-se quando antígenos específicos entram em contato com os linfócitos B específicos no tecido linfoide.