Indicações do procedimento Na toracocentese, indica-se para o alívio sintomático (dispneia, tosse e dor torácica) pode ser considerada ainda para pacientes com derrames de origem cardíaca, renal, neoplásica, ao aguardar o ajuste terapêutico da doença de base.
O melhor meio de retirar o excesso de líquido do abdômen é através de um procedimento chamado paracentese, que consiste na introdução de uma agulha ligada a uma bolsa coletora para drenagem do líquido ascítico. A paracentese é um procedimento simples, realizado com anestesia local e praticamente indolor.
Resultado de processos fisiológicos, o barulho está ligado principalmente ao peristaltismo, isto é, às contrações dos órgãos do sistema gastrointestinal que empurram o bolo alimentar. Outro fator que contribui para a emissão de ruídos é a fermentação dos alimentos durante o processo de digestão.
Algumas podem ficar com essa sensação logo no início da gravidez, enquanto outras só após o terceiro mês. O enjoo pode aparecer em qualquer hora do dia e piora quando a mulher está de estômago vazio. Por isso, é fundamental uma alimentação saudável e em intervalos curtos.
Curiosidades. Mais do que um sinal de fome, o barulho no estômago normalmente está associado ao processo natural de digestão. Situado entre o esôfago e o duodeno, o estômago desempenha um papel fundamental na digestão dos alimentos, e isso não é segredo para ninguém.
O “ronco” do estômago é provocado pela contração muscular desse órgão, que é desencadeada pela produção de ácidos e da enzima digestiva pepsina. Ao se contrair, o estômago move líquidos e o ar contido em seu interior, o que desencadeia os ruídos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)