25 de janeiro de 1554
São Paulo surgiu como missão jesuítica, em 25 de janeiro de 1554, reunindo em seus primeiros territórios habitantes de origem tanto europeia quanto indígena. Com o tempo, o povoado acabou caracterizando-se como entreposto comercial e de serviços de relativa importância regional.
Fundação. O primeiro colono europeu na área foi João Ramalho, um marinheiro Português que tinha naufragado. Ele foi o primeiro a explorar a área do atual São Paulo. Como muitas cidades do Brasil, São Paulo foi fundada por missionários jesuítas.
Municípios limítrofes: Mairiporã, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mauá, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, São Vicente, Itanhaém, Juquitiba, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu, Taboão da Serra, Osasco, Santana de Parnaíba, Cajamar, Caieiras.
São Paulo é a capital do estado e o município mais populoso. Guarulhos é o segundo município do estado em número de habitantes e a primeira não-capital estadual mais populosa do país. Campinas é o terceiro município do estado em número de habitantes e o primeiro do interior paulista.
Impostômetro: R$ 1,5 trilhões de impostos arrecadados em 8 meses. É isso mesmo que você leu! De acordo com dados do Impostômetro, sistema criado pela Associação de São Paulo o Brasil arrecadou, até dia 23 de agosto de 2018, R$ 1,5 trilhão em tributos.