Benefícios erva-mate
Para você ter uma idéia: 100 mililitros de chimarrão podem ter entre 29 e 89 miligramas da substância. A mesma quantidade de um café coado bem fraquinho, do jeito que os americanos gostam, tem 25 miligramas de cafeína. Já um coado bem forte, no estilo brasileiro, chega a 100 miligramas.
As quantidades podem variar bastante. Uma xícara de 230 ml de café coado pode conter de 95 a 165 miligramas de cafeína, e o café instantâneo, 63.
A cafeína está presente em aproximadamente 60 tipos de plantas. O composto químico pode ser encontrado, principalmente, nos grãos de café, cacau, erva-mate, noz de cola e frutos do guaraná.
Isso porque ao ser consumido em excesso o chimarrão pode causar problemas sérios, como câncer de esôfago e estômago. Sua cafeína também pode causar irritabilidade, insônia e até gastrite. Por isso, se você é fã desse mate lembre-se sempre que seu consumo deve ser de menos de 1 litro por dia.
O chimarrão, por ser consumido quente, tem propriedades diuréticas que beneficiam principalmente quem sofre com retenção de líquidos. A erva-mate contém sais minerais como ferro, fósforo, potássio manganês, além de antioxidantes que retardam o envelhecimento e propriedades que auxiliam na regeneração celular.
10 benefícios do chimarrão para a saúde
Portanto, assim como o café, ou qualquer produto com alta taxa de cafeína, quando consumido em excesso causa desequilíbrio do organismo. Portanto, muito provavelmente, um consumo exagerado de chimarrão (mate) pode causar desidratação e até mesmo convulsão no usuário.
Chimarrão não pode ser ingerido quando há necessidade de jejum antes do exame. A alimentação interfere principalmente nos resultados de colesterol e triglicérides. Para a dosagem de triglicérides, você deve manter sua dieta habitual nos três dias que antecedem os exames, pois o ideal é não mudar a alimentação.
Pode parecer um pouco frio, mas evita o câncer no esôfago, um dos mais comuns no Estado justamente por causa da temperatura alta do chimarrão. - É bom ser tomado com moderação por hipertensos e por quem sofre alguma doença do coração, por causa da cafeína, que pode elevar a pressão arterial.
Esta é uma pergunta muito frequente na rotina do cardiologista, e a resposta é NÃO! O chimarrão não faz mal ao coração. O chá mais popular entre os gaúchos pode fazer muito bem ao coração, pois a e erva-mate (Ilex Paraguaiensis) possui algumas substâncias que podem evitar doenças cardiovasculares.
A prática de exercício físico é considerada a forma mais comum de tratar a ansiedade, já que traz benefícios para o sistema circulatório, contribui para uma maior produção de endorfina e melhora os níveis de serotonina e noradrenalina, substâncias envolvidas na ansiedade.