Cana-de-Macaco é uma planta medicinal, também conhecida como Canarana, cana-roxa ou cana do brejo, utilizada para tratar problemas menstruais ou nos rins, já que possui propriedades adstringente, anti-inflamatória, diurética e tônica, por exemplo.
A cana do brejo tem propriedades para inflamações, efeito analgésico e diurético. Pode ser utilizada para tratamentos urinários, cálculos renais, uretrite, cistite, pedras nos rins, diarreias, diabetes entre outros. Ela tem ação também vaso relaxante e equilibra a taxa de açúcar no sangue. É bactericida e fungicida.
O chá da cana-do-brejo é preparado com folhas frescas, na proporção de 2 colheres de sopa de folhas picadas para 1 litro de água fervente. Coloque as folhas na água já fervente tampe a vasilha, apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Tomar 1 xícara até 4 vezes ao dia.
A Cavalinha é uma planta medicinal muito utilizada como remédio caseiro para parar hemorragias e menstruações abundantes, por exemplo. Além disso, devido à sua ação diurética e anti-inflamatória, a cavalinha pode ser usada para auxiliar o tratamento de infeções urinárias e de pedra nos rins, por exemplo.
Modo de preparo Coar e beber até 2 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia. Este chá não deve ser utilizado por mais de 1 semana seguida, para evitar desidratação e eliminação de alguns minerais essenciais para o corpo.
“Contém ainda vitamina C, antioxidante que dá ao organismo maior resistência contra infecções, além de combater os radicais livres”, alerta Gabriela Zugliani, nutricionista. Para obter todos esses benefícios, o indicado é consumir, no máximo, 3 xícaras de chá de erva-doce por dia.
More videos on YouTube
Modo de preparo: Coloque 3 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã em uma xícara. Ferva 250 ml de água e despeje na xícara com as folhas de hortelã. Abafe e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Consuma o chá até 4 vezes ao dia.